Well-being Scenery
24/01 a 28/03
A galeria Castra Leuca Arte Contemporânea, situada na Rua de Santa Maria 129 em Castelo Branco, inaugura, no próximo sábado, 24 de janeiro, às 16 horas, a exposição Well-being Scenery, com obras do artista Christian Villamide e curadoria de Cíntia Ferreira.
Christian Villamide, que nasceu em Lugo, Espanha, em 1966, é um artista multidisciplinar que vive e trabalha entre Lugo e outras cidades espanholas, desenvolvendo uma prática que se estende da pintura à fotografia, escultura e instalação. A sua obra explora a relação entre o ser humano e a natureza, interrogando criticamente os territórios, paisagens e espaços, naturais e construídos, que configuram a experiência contemporânea e revelando as tensões entre o mundo natural e o artificial, entre o puro e o contaminado.
Em Well-being Scenery, Christian Villamide questiona a ideia contemporânea de bem‑estar e os ambientes construídos em seu nome. Entre o conforto controlado das cidades e a perda da experiência direta e da conexão com o ambiente natural, expõe as contradições de uma sociedade que reproduz artificialmente a natureza enquanto dela se afasta, convidando a repensar a forma como habitamos o mundo.
O momento de inauguração contará com a performance do quarteto de clarinetes Quarteto Chalumeau, constituído por Patrícia Franco, Sofia Sequeira, Matilde Augusto e Raquel Costa, alunas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
A exposição integra um programa de conversas abertas e gratuitas, que cruza a obra do artista com diferentes áreas de conhecimento. Assim, dia 21 de fevereiro, às 16 horas, realiza‑se uma conversa com Anabela Marisa Azul, Ricardo Almendra e Christian Villamide. Dia 7 de março, também às 16 horas, decorre uma conversa com Teresa Ribeiro e Christian Villamide, seguida, a 14 de março, igualmente às 16 horas, por uma conversa com Ana Leonor Santos e Christian Villamide.
A mostra pode ser visitada até 28 de março de 2026, de quinta-feira a sábado, entre as 10h30 e as 18 horas, sendo que a e entrada é livre.