28 de outubro de 2015

João Belém
Pensamento Inovador

A tarefa não é tanto ver o que ainda ninguém viu, mas pensar
naquilo em que ninguém ainda pensou sobre o que todos veem.
Artur Schopenhauer

Penso que uma ideia realmente inovadora – em vez de uma ideia antiga aplicada a um novo contexto ou de uma variação de uma já existente – é muito rara.
As ideias inovadoras costumam surgir quando saímos da nossa zona de conforto ou sempre que quebramos as regras.
Como exemplo vejamos como resolver o “problema das nove bolas” que apareceu, pela primeira vez, em revistas de puzzles no início do século XX.A tarefa consiste em ligar as nove bolas, dispostas num quadrado de 3x3, usando no máximo quatro linhas retas sem levantar o lápis do papel.Este puzzle é frequentemente utilizado como exemplo do pensamento criativo.
A inovação é desafio, sempre foi e sempre será, porque é um passo para o desconhecido, é uma aceitação do obscuro, algo que somente pessoas corajosas o fazem. Ser criativo é escolher não ser medroso. A inovação é um processo que usamos para focar a nossa criatividade e o pensamento criativo. É fruto de um processo de educação que começa nos ensinamentos em casa, nas escolas e no ambiente de trabalho que nos tornam prisioneiros ou livres.
A educação para o pensamento criativo é o primeiro passo essencial para a melhoria do nível de inovação, que deve acontecer nas nossas escolas. Trata-se de uma forte arma estratégica de sobrevivência na selva da competição com que nos deparamos todos os dias.
A melhor forma de estimular a inovação é abrindo portas para que ela possa ganhar espaço. Isso significa que é fundamental que os professores proporcionem tarefas e projetos aos seus alunos que possam ser realizados em formatos de multimédia, usando a internet e ferramentas tecnológicas.
 Além disso, cada aula deve ser um espaço livre para a discussão de ideias e possibilidades. Deve explorar-se amplamente o mesmo assunto durante algum tempo com os alunos e estimular a sua participação. Quando eles dão as suas opiniões fica muito mais fácil pensar em novidades.
 Por fim, quando um projeto for desenvolvido, não nos devemos dar por satisfeitosmas sim debater ainda mais uma vez sobre ele. Muitas vezes este projeto pode servir de inspiração para outro e pode ser usado para evitar que pequenos erros se repitam.
Ao estimular a inovação nas suas aulas conseguiremos mais do que uma melhoria na participação na sala de aula: ajudaremos os nossos alunos a desenvolverem uma habilidade que lhes será útil por toda a vida.

29/10/2015
 

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