FIM DE SEMANA NO PARQUE DE DESPORTOS MOTORIZADOS DE CASTELO BRANCO
Autocross habla español
O Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco recebe, no fim de semana, uma prova inédita. Trata-se de uma prova a pontuar para o Campeonato de Espanha de Autocross, que vai trazer até Castelo Branco os melhores pilotos espanhóis da modalidade.
Esta é uma prova organizada pela Escuderia Castelo Branco (ECB) que aceitou o convite e também desafio da Real Federação Espanhola de Automobilismo e da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), no sentido do Parque de Desportos Motorizados receber os pilotos que participam num campeonato que é reconhecido pela sua competitividade.
Aquela que é a primeira prova do Campeonato de Es-panha de Autocross realizada em Portugal conta com 76 inscritos vindo do país vizinho, aos quais se juntam mais 18 portugueses, que disputarão uma prova extra.
O diretor da prova, Bruno Vilela, afirma que “é um orgulho muito grande podermos organizar uma prova de tão prestigiado campeonato” e acrescenta que “pretendemos que esta prova seja também uma alavanca para o arranque do autocross em Portugal”, uma vez que “sabemos que existem muitos pilotos interessados em participar neste tipo de competição, que tem grande tradição em Portugal, que já realizou um campeonato, durante vários anos”.
Bruno Vilela afirma que as expectativas em relação a esta prova são “grandes”, porque “é algo de novo, com corridas entusiasmantes”.
Por isso confessa que “esperamos muito público não só português, mas também espanhol”.
Pelo meio revela ainda que o Parque de Desportos Motorizados, com vista à realização desta prova, recebeu duas sessões de treinos, pois, afirma, “como a pista é nova, é do agrado dos pilotos poderem conhecê-la e o feed back que recebemos foi extremamente positivo”.
Por outro lado, a realização das duas sessões de treinos também implicou uma mais valia para a organização, uma vez que “como a pista é nova, esses treinos permitiram-nos estudar questões relacionadas com a segurança”.
Parque ganha
pista nova
A receção ao Campeonato de Espanha de Autocross fica marcada pela estreia da nova pista do Parque de Desportos Motorizados que, recorde-se, dia 1 deste mês completou 22 anos.
O traçado da pista em si não é novo, mas foi alvo de uma profunda intervenção que, como realça Bruno Vilela, “só foi possível devido a uma série de investimentos da Câmara de Castelo Branco”.
Os melhoramentos na pista passam por um novo piso, com a finalidade que não sejam criados os habituais trilhos originados pela sucessiva passagem dos carros. Assim, todo o piso foi retirado, e depois de algumas curvas do circuito serem cimentadas, foi de novo colocado o piso de terra com maior grip e compactação.
Mas as melhorias não se limitaram à pista, uma vez que também abrangeu as bancadas, que foram elevadas mais de dois metros, encontrando-se agora numa posição mais elevada, que melhora as condições de visibilidade do público.
Também foram criados novos postos de comissários de pista, o paddock passou a dispor de mais pontos tanto de água, como de eletricidade, e as instalações sanitárias também foram alvo de melhoramentos.
A tudo isto há ainda a acrescentar a aquisição de um sistema fechado de vídeo, constituído por 16 câmaras full HD, que serão importantes como auxílio nas decisões da direção de prova.
O horário
das corridas
O programa desportivo do fim de semana começa sábado de manhã, com as verificações técnicas. Às 12h30 têm início os treinos livres e os cronometrados e na parte da tarde, a partir das 15h30, começam as corridas de qualificação.
Domingo, às 8h30, continuam as corridas de qualificação e entre as 10h30 e as 11 horas têm início as finais B e C.
A partir das 13 horas disputam-se as finais A, que se prolongarão até cerca das 17 horas.
António Tavares