NA ABERTURA SOLENE DO ANO ACADÉMICO DA UBI
António Salvado Honoris Causa
Na Abertura Solene do Ano Académico, 10 de outubro de 2016, na presença da secretária de Estado do Ensino Superior, a Universidade da Beira Interior (UBI) atribuiu o título de Doutor Honoris Causa ao poeta António Salvado, à professora Elisa Pinheiro e ao professor Ryszard Kowaiczyk.
Interessa-nos destacar o nosso poeta que, com a grandiosidade do momento, se consagrou Doutor da UBI. O padrinho, o professor doutor António Santos Pereira, exaltou a dimensão humana dum poeta singular na mestria da palavra, com um percurso de destaque enquanto cidadão professor, na Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco e no Ensino Secundário, com destaque para o Liceu Nun’Álvares em Castelo Branco, diretor do Museu Francisco Tavares Proença Júnior e divulgador da cultura no seu quotidiano.
Deputados da Assembleia Nacional, a Câmara Municipal e várias entidades de Castelo Branco, amigos de Portugal, amigos de Espanha, principalmente de Salamanca, aclamaram-no e acarinharam-no com a sua presença.
Maria de Lurdes Gouveia Barata