12 de outubro de 2016

Petição entregue ao Ministro
Quercus não quer caça na Serra da Malcata

A Quercus entregou aos ministros do Ambiente e da Agricultura uma petição com 5.486 assinaturas para travar o regresso da caça à Reserva Natural da Serra da Malcata, solicitando, por outro lado, que o Governo cumpra as resoluções aprovadas em maio na Assembleia da República, que recomendam ao Governo que volte a proibir a caça nesta Reserva Natural.
A Quercus recorda que o Governo, através Portaria Nº 19/2016 de 8 de fevereiro, revogou a Portaria Nº 874/93 de 14 de agosto que proibia a caça na Reserva Natural da Serra da Malcata, para adiantar que “tem vindo a contestar esta opção do tomada pelo Governo, pois a mesma pode colocar em causa a recuperação de várias espécies presa que se encontram a recuperar na zona, tais como o corço, o veado ou o coelho, e ainda de espécies em perigo como o lince, o lobo ou o abutre-preto”.
É também referido que “na maioria do território português é possível exercer a atividade cinegética, sendo muito poucas as áreas no território nacional onde não se caça. A decisão do Governo de voltar a permitir a caça na Serra da Malcata carece da devida fundamentação científica, não se conhecendo até à data nenhum estudo sobre as populações de espécies que possam vir a ser exploradas cinegeticamente. Esta opção também representa um aumento do risco para o Plano Nacional de Reintrodução do Lince-ibérico, através do qual estão a ser investidos de milhões de euros, e que prevê que venham a ser libertados linces nesta área protegida”.
A Quercus sublinha que “não está contra a atividade cinegética, mas esta apresenta também riscos, como qualquer outra atividade, e neste caso não existe qualquer necessidade ou fundamentação científica que justifique permitir a caça numa reserva natural, sobrepondo os interesses da caça aos da conservação da biodiversidade. O abate a tiro é uma das principais causas de morte não natural do lince-ibérico e do lobo-ibérico”.

12/10/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video