12 de outubro de 2016

PENAMACOR E VILA VELHA DE RÓDÃO
Academias seniores iniciam ano

As academias seniores de Penamacor e Vila Velha de Ródão iniciaram o novo ano letivo com uma cerimónia marcada pelo reencontro de alunos e professores e a chegada de novos seniores inscritos nas duas academias geridas pela Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul (ADRACES), em cooperação com as câmaras de Penamacor e Vila Velha de Ródão.
Um total de 124 alunos estão este ano inscritos nas 29 disciplinas que a Academia Sénior de Penamacor oferece, enquanto em Vila Velha de Ródão a Academia Sénior propõe aos 123 alunos, 20 ofertas formativas.
São inúmeras as atividades que a Academia Sénior de Penamacor pretende partilhar neste terceiro ano letivo, como forma de promover o aumento de competências entre os seus alunos, contando com a dinâmica dos agentes de sucesso que são os seus 25 professores voluntários que reforçam os objetivos da Academia e os técnicos envolvidos no projeto social.
Na Academia Sénior de Vila Velha de Ródão o segundo ano letivo apresenta-se como uma alternativa ao rejuvenescimento da população local tendo a singularidade de partilhar e viver novas experiências, acompanhadas pelos técnicos da ADRACES e pelos 19 professores em regime de voluntariado.
Em Penamacor, na abertura oficial, foi assinado um protocolo de parceria entre a ADRACES e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, com vista à promoção e desenvolvimento de atividades que fomentem o convívio, o voluntariado, a participação cívica, a interajuda, a solidariedade, a cidadania e apoio social entre os seniores e as crianças e jovens, pessoal docente e não docente.
António Realinho, vice-presidente e diretor executivo da ADRACES, recorda que “as academias seniores sob a gestão da ADRACES apresentam-se como oportunidades de elevada importância que entusiasmam quem nelas participa e proporcionam, sobretudo a este público sénior, que aprendam, ensinem e nesta reciprocidade de transmissão de conhecimentos, se sintam úteis”. A adesão dos alunos que voltou a superar as expectativas, dado a continuidade dos mesmos e de muitos novos que neste momento ultrapassam as duas centenas é para o responsável “unívoco de que as academias têm a virtualidade de serem projetos com êxito. A ADRACES  veio para Penamacor para ficar e a Academia para continuar. Estamos a voltar à época em que as pessoas dão muito de si e do seu tempo a estes projetos” e concluiu com um desafio ao autarca Penamacorense para que “continue a apoiar a Academia, porque está a fazer um bom trabalho para Penamacor”.
António Luís Beites Soares, presidente da Câmara de Penamacor, recordou o mérito deste projeto “como um contributo para o estímulo intelectual da população senior onde se fomenta as relações interpessoais, o aumento da estoestima e da autonomia pessoal e frisou que “se há projetos em Penamacor que nasceram bem e correm bem, este é um deles”.
Por seu lado, Luís Pereira, presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, presente na cerimónia de abertura do ano letivo da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão, que teve lugar na Casa de Artes e Cultura do Tejo, dia 7 de outubro, destacou a importância deste projeto e reafirmou o “apoio da Câmara colocando ao dispôr os seus recursos humanos e materiais, porque entendemos tratar-se de um investimento na qualidade de vidas das pessoas. O trabalho que tem vindo a ser coordenado pela ADRACES traduz o sucesso da Academia Sénior enquanto espaço de elevada importância para as pessoas ocuparem não o tempo que lhes resta, mas o tempo que lhes sobra”, concluiu o autarca.

12/10/2016
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video