14 de dezembro de 2016

Joaquim Martins
Parabéns, António Guterres!

Parabéns, António Guterres! – Esta semana ficará assinalada, como marco histórico, único e irrepetível, na história do Portugal Contemporâneo: Em 2016, no dia 12 de dezembro, um Português, de nome António Guterres, beirão de coração, foi empossado como Secretário-geral das Nações Unidas.
Dir-se-á que esse Português, que, desde jovem, como cristão empenhado, “sonhava salvar o Mundo”, iniciou a sua vida politica como deputado pelo Círculo de Castelo Branco; Que concretizou medidas essenciais para o desenvolvimento sustentado do seu Distrito; Que foi autarca, na Assembleia Municipal do Fundão e na Assembleia Municipal de Castelo Branco; Que, como Primeiro Ministro elevou o prestígio de Portugal na Europa e se bateu, até ao limite das suas forças, por “salvar” o País do “pântano politico” em que caíra; Que, vencido, se empenhou em trabalho solidário nas periferias de Lisboa até ser chamado a ser Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados; Que a forma como exerceu o cargo lhe granjeou o respeito e a admiração do Mundo, apontando-o como o mais indicado para assumir o alto cargo de Secretário-geral das Nações Unidas.
Dir-se-á ainda que Portugal se empenhou, unido, na sua candidatura, por considerar, como reconheceu o Presidente da República, um seu amigo desde os tempos de juventude, que “mais nenhum Português teria conseguido este êxito que não é nacional, é universal”.
Parabéns António Guterres! Eu, como o representante do Reino Unido na ONU, espero que sejas “O Papa secular” que possa contribuir de forma decidida “para salvar o Mundo”!

14/12/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video