Idanha celebra 25 anos de Ensino Superior
Os 25 anos de Ensino Superior em Idanha-a-Nova foram assinalados dia 6 deste mês. As comemorações recordaram um trajeto que começou com a criação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Castelo Branco (ESTIG), em 1991. Mais tarde, em 1997, extinguiu-se a ESTIG e foi criada a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN).
A sessão solene contou com intervenções do presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, do presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia, da diretora da ESGIN, Ana Rita Garcia, e da presidente da Associação de Estudantes da ESGIN, Mónica Dias.
A oração de sapiência coube a Helena Freitas, coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.
A atração de mais estudantes para o Ensino Superior, a qualificação das regiões do Interior e a implementação de estratégias de coesão territorial foram alguns dos desafios elencados.
As celebrações incluíram uma homenagem às entidades e individualidades responsáveis pela criação e desenvolvimento do Ensino Superior em Idanha-a-Nova, entre as quais a Câmara.
Foram ainda apresentados o filme e o livro 25 Anos de Ensino Superior em Idanha-a-Nova – Os Trilhos da Memória e inaugurada a Galeria de Diretores da ESGIN.