16 de novembro de 2016

Joaquim Martins
…e o mundo ficou mais perigoso!

…e o mundo ficou mais perigoso! – Houve eleições na América e, de um dia para o outro, o mundo mudou. Ficou mais perigoso e mais instável. Aconteceu o inesperado, o que as sondagens não previram. Trump, o aprendiz de feiticeiro, multimilionário, vaidoso, arrogante, racista e antissistema, ganhou. Ganhou a presidência da maior potência do mundo e, como brinde, o seu partido ganhou a maioria do Congresso e da Camara dos Representantes. Ou seja, ganhou o poder absoluto. Já pode até nomear o juiz que faltava no Supremo Tribunal e que Obama foi impedido de nomear! ( E já traçou o perfil do juiz que vai nomear: Alguém que seja contra o aborto e considere a posse de armas de fogo como “um direito natural e inalienável” e “reconhecido por Deus”)
A Trumplandia deixou de ser o País dos sonhos. Consta mesmo que a estátua da Liberdade pensa pedir asilo ao Canadá…
A democracia da América surpreendeu. Na velha Europa, a extrema-direita rejubilou. Os líderes políticos da União Europeia estão preocupados e já reuniram para tentar compreender e controlar os danos.
 Será que as promessas de Trump são para cumprir? As parcerias com a Europa são para manter? Os Estados Unidos vão ou não respeitar o Acordo de Paris, sobre o clima, recém ratificado e já em vigor?
São muitas as incertezas. Sabemos o que Trump disse e pensa sobre: - as alterações climáticas: “uma invenção dos chineses para prejudicar a indústria americana”;- sobre os emigrantes: são um perigo para a América, por isso quer expulsar 12 milhões de ilegais, mas, para já, são só “dois a três milhões” que são traficantes, membros de gangs, e marginais (!!!) ; fazer um muro na fronteira com o México (Bem, nalgumas zonas bastará uma vedação!) para impedir novas entradas e proibir a entrada de muçulmanos e de cidadãos de “estados e nações terroristas”.
Sabemos o que disse e pensa sobre os Tratados de Comércio e sobre a NATO…
A nova Ordem do pós guerra fria vai ser posta em causa. A desregulação e os populismos vão ganhar espaço e apoios, o Mundo ficou mais inseguro e mais perigoso!
        
      
        

16/11/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
17/12 a 19/12
A Dor: Imagens da Palavra Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco
20/12
Os Cavaleiros Templários Pinoteca José Barata de Castilho, Castelo Branco
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video