MINISTRO DA AGRICULTURA PRESIDE À INAUGURAÇÃO
Festival da Melancia marca o fim de semana no Ladoeiro
O XII Festival da Melancia que se realiza no Ladoeiro, Concelho de Idanha-a-Nova, sábado e domingo, é inaugurado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Local, Capoulas Santos.
O certame, que é organizado pelo Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia do Ladoeiro, como habitualmente, vai ter como rainha a melancia, mas também haverá muita animação.
O programa começa sábado, às 15 horas, com a inauguração, pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Local, Capoulas Santos, numa cerimónia que conta com a atuação das adufeiras do Rancho Folclórico de Idanha-a-Nova, seguindo-se a degustação de compotas, sumos e outras iguarias de melancia.
As atividades continuam com a apresentação do Livro Tombo dos bens dos concelhos de Idanha-a-Nova e dos lugares de Oledo e Ladoeiro, 1818, de António Maria Romeiro.
A animação continua com o Grupo de Bombos do Ladoeiro – Raia dos Sonhos, animação de rua pelos repórteres Melancia e Cia da Marafona Encantada e com os Amigos da Concertina – Associação de Tocadores de Concertina de Castelo Branco.
Para os mais novos haverá uma quinta pedagógica de animais, um workshop sobre as fases de cultura da melancia dinamizada pelas Hortas da Idanha, carrossel medieval e pintura e modelagem de balões.
Às 17h30 realiza-se o concurso de melancias, com a atribuição de um prémio à mais pesada.
Também às 17h30, a Comissão de Festas de Santo Isidro e Santa Catarina de Sena, dinamiza a atividade pau de sebo.
A partir das 18 horas a Universidade Sénior de Idanha-a-Nova procede à confeção ao vivo de compotas e doces com melancia e também se realizam jogos de destreza com melancia.
O zumba e outras danças chegam a partir das 20 horas, às 21h30 tem início uma noite de fados com a fadista Mara Pedro e o músico, compositor e fadista Rui Aziago Marques (Ruca) e a partir das 23 horas atua Luizinho de Portugal.
Domingo, as atividades começam às 10 horas, com um peddy paper pelas ruas do Ladoeiro, sendo que as inscrições podem ser feitas através dos telemóveis 964504357 ou 964303739
O Festival abre às 11 horas e ao longo do dia repetem-se as atividades do dia anterior.
Às 17 horas começa o XIII Concurso de Escultura em Melancia.
A partir das 19 horas atua o Rancho Folclórico da ACDL do Ladoeiro, e o Grupo Folclórico de Penha Garcia, seguindo-se o Grupo de cavaquinhos de Penha Garcia, enquanto às 20h30 sobe ao palco o artista José Alberto Reis.