PROENÇA-A-NOVA
Quercus distingue Praia Fluvial da Fróia com Qualidade de Ouro
A Praia Fluvial da Fróia, em Proença-a-Nova, voltou a ser dis-tinguida pela Quercus com o galardão Qualidade de Ouro 2016.
“É com enorme satisfação que o Concelho recebe novamente esta distinção, que tem sido recorrente nos últimos anos, fruto da qualidade ímpar da água que é um fator essencial de atratividade deste equipamento”, refere em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.
A associação ambientalista Quercus renovou o galardão de Qualidade de Ouro 2016 à Praia Fluvial da Fróia, em Proença-a-Nova, Distrito de Castelo Branco, atribuição essa que inclui entre outros critérios qualidade de água excelente nas cinco últimas épocas balneares, de 2011 a 2015.
O autarca explica que falta de água registada no ano passado, não condicionou a qualidade desta praia e adianta que em breve, o município vai limpar o leito e margens e realizar obras de manutenção e conservação do espelho de água.
“Estas intervenções, aliadas aos níveis de precipitação registados até ao momento, dão-nos algum conforto relativamente a esta época balnear”, disse.
João Lobo adiantou ainda que nas restantes praias fluviais de Proença-a-Nova (Malhadal, Aldeia Ruiva, Alvito da Beira e Cerejeira) são também realizadas periodicamente análises de controlo da qualidade da água.
“Para o Malhadal, que recebeu recentemente obras de ampliação do seu solário, temos previsto um novo equipamento aquático no próximo ano e a praia fluvial de Aldeia Ruiva, tem um projeto de renovação que será objeto de uma candidatura para financiamento no Portugal 2020”, revela o autarca.
As praias fluviais continuam a ser um dos principais pontos de atração turística de Proença-a-Nova, não só pela vertente de lazer, mas também pela envolvente paisagística e equipamentos associados.