SECRETÁRIO DE ESTADO DA INDÚSTRIA VISITA PROENÇA-A-NOVA E ANUNCIA NOVOS APOIOS PARA EMPREENDEDORES
Outsystems muda de instalações em julho
O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, anunciou ontem, terça-feira, em Proença-a-Nova, a criação do startup vaucher, um apoio financeiro mensal destinado a empreendedores e o presidente da câmara local, João Lobo, adiantou que a partir de julho, a Outsystems vai mudar-se para novas instalações.
O governante, que iniciou em Proença-a-Nova, uma visita por vários municípios do Distrito de Castelo Branco, considerou a autarquia local como “um bom exemplo” daquilo que uma câmara pode fazer pela criação de emprego e de riqueza.
João Vasconcelos, após visitar a Inova Startup Proença, situada no Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA), esteve na empresa portuguesa de software Outsystems, onde trabalham atualmente 50 engenheiros informáticos.
“O resto do País devia saber o que está a acontecer aqui (unidade da Outsystems de Proença-a-Nova) . Devia saber que estão 52 engenheiros informáticos no ex-edifício da Câmara a trabalhar para o resto do Mundo”, afirmou.
Já quanto à criação do startup voucher, o secretário de Estado da Indústria explicou que a medida, surge no âmbito da Startup Portugal, a estratégia nacional para o empreendedorismo, que tem como objetivo estender a dinâmica empreendedora a todo o País.
“O startup vaucher é um apoio financeiro para o empreendedor durante um ano, que lhe permite focar-se na criação da sua empresa. Vão ser avaliadas as ideias de negócio e pela sua validade, o empreendedor pode auferir deste apoio de cerca de 700 euros por mês, durante um ano”, afirmou.
O startup vaucher está a ser elaborado, conjuntamentte com outras medidas, com fundos do Portugal 2020 e o secretário de Estado da Indústria deixou a garantia de que nos próximos meses vão abrir as candidaturas para esta medida.
Por seu turno, João Lobo adiantou que a partir de julho, a Outsystems vai mudar-se para novas instalações, fruto do crescimento da empresa que, até ao final de 2017, espera chegar aos 100 trabalhadores.
“As novas instalações vão ser facultadas através de um protocolo que vamos assinar com a empresa”, concluiu.
Ricardo Araújo, da Outsystems, explicou que a empresa contratou seis novos engenheiros informáticos em janeiro e que para junho vai admitir mais 16.
Segundo este responsável, a empresa está a desenvolver atualmente uma solução de gestão hospitalar para o Koweit que ocupa uma “grande fatia” dos engenheiros em Proença-a-Nova.
No final da visita a Proença-a-Nova, o secretário de Estado da Indústria deslocou-se para Castelo Branco, onde, à hora do fecho da edição da Gazeta estava a participar num seminário dedicado à indústria do frio, subordinado ao tema Inovação e Indústria 4.0 na Refrigeração.