27 de abril de 2016

DE 9 A 13 DE JUNHO, NO PARQUE URBANO
Proença-a-Nova com muita animação na Festa do Município

A fadista Ana Moura é o principal destaque da Festa do Município 2016 que conta também com os concertos de Expensive Soul, Quim Barreiros e Karetus.
O programa completo do certame, que decorre de 9 a 13 de junho, no Parque Urbano de Proença-a-Nova, foi apresentado quinta-feira, com o objetivo de salientar o investimento realizado pela Câmara de Proença-a-Nova, para destacar a temática do evento, este ano dedicado à Caça & Pesca e ainda recordar que até sexta-feira qualquer empresa pode formalizar a sua inscrição como expositor.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, destacou o facto deste certame ser o primeiro dentro da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) no âmbito da Animação em Rede – Beira Baixa Terras de Excelência, ao afirmar que “esta animação em rede pretende criar dinâmicas de união nos concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor, com o território a mostrar as suas valências de forma concertada”.
O tema da caça e da pesca foi escolhido para promover as potencialidades do Concelho a nível gastronómico e as suas condições para a prática destes desportos.
Uma matéria em que João Lobo destaca que “a caça e a pesca são atividades que sempre estiveram ligadas à floresta e à orografia do nosso território e temos de tirar partido das condições de atratividade que aqui existem”.
Refira-se que o Concelho de Proença-a-Nova está dividido, na íntegra, em zonas de caça municipais associativas e tem uma concessão de pesca desportiva, no Malhadal, e uma segunda área, na Barragem do Parque Empresarial de Proença-a-Nova, que será concessionada em breve.
São estes dois locais que acolherão uma etapa da Quadrangular de Pesca Desportiva, numa organização do Clube de Pesca de Castelo Branco, a ter lugar a 12 de junho. A prioridade das inscrições será para os desportistas que competirem na Quadrangular, mas havendo vagas estas poderão ser ocupadas por interessados em apenas participar na prova de Proença-a-Nova.
António Barroso, do Clube de Castelo Branco, salientou que este evento servirá também para desmistificar alguns possíveis conceitos errados que existam sobre a pesca desportiva, nomeadamente que os peixes capturados não são para comer, sendo todos devolvidos à água, acrescentando que, “além disso, queremos dar a conhecer a beleza que existe no Concelho de Proença-a-Nova”.
Na vertente da caça, o parceiro da Câmara de Proença-a-Nova será a Federação de Caçadores (Fencaça) que, de acordo com Paulo Paixão, técnico da região Centro, junta, atualmente, “mais de mil associações”, sendo um dos seus principais objetivos o desenvolvimento do setor cinegético.
Na Festa do Município, nos dias 11 e 12 de junho, em local ainda a definir, realiza-se a prova de Santo Huberto. Prova em que se avalia a habilidade do caçador, no que respeita ao tiro, mas também a relação entre caçador e cão e que para além de contar para o Campeonato Nacional, conta também para o apuramento para o Campeonato do Mundo.
Ainda antes disso, no dia 10 de Junho, realiza-se a primeira prova de cães coelheiros a contar para o Campeonato Nacional e que, de segundo Paulo Paixão se destina aos caçadores da região.
Com a atenção centrada na Festa do Município, o vice-presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Manso, destacou outras vertentes, como o concurso de gastronomia com sabores de caça e pesca, a animação de rua, os ateliers de ciência, a animação infantil e o desporto, entre muitas outras.
João Manso, que realçou que “o papel das associações do Concelho é muito importante na dinamização das tasquinhas, apresentando os nossos produtos típicos de uma forma que sempre nos tem deixado bem vistos”, destacou também a presença de artistas do Concelho no cartaz, nomeadamente os disk jockeys que vão fechar a animação musical todas as noites, os Soul Brothers Empire, que chegaram à fase final do concurso EDP Live Bands, ou os Teorema, que fazem a sua estreia nos grandes palcos.
No Dia do Município, 13 de junho, a Academia de Música de Proença-a-Nova e o projeto musical do Instituto de S. Tiago farão a sua apresentação pública.
Perante o programa da Festa do Município, João Lobo realça que “são cinco dias de intensa atividade, com um conjunto alargado de iniciativas para vários públicos, com propostas para todas as faixas etárias, promovendo sempre momentos de partilha e comunhão entre os Proencenses”, deixando ainda um convite para que todos visitem o Concelho entre 9 e 13 de junho.

27/04/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video