28 de dezembro de 2016

João Belém
A MAGIA DA VIDA - EMOÇÕES E SENTIMENTOS

Segundo Cláudio Boucinha”Palavras não são somente palavras, são sentimentos, emoções, mistérios... São páginas de vida, de uma história de vida, e muito mais... São como visões mediáticas, que não dizem nada, embora queiram dizer, ou possam sugerir, até mesmo, outras coisas, inesperadas, inexpressivas, dilacerantes, inconclusivas, pedantes, despretensiosas, legítimas ou não...”
Por outro lado nos seres humanos as emoções estão relacionadas com valores, ideias, princípios, experiências vividas. Refletem significados e sentidos que atribuímos às coisas
As emoções são experiências subjetivas desencadeadas por um acontecimento, pessoa, situação, podendo ser acompanhadas por reações orgânicas, gestos, movimentos expressões vocais enquanto os sentimentos diferentemente das emoções, reportam-se ao nosso interior, são privadose prolongam-se no tempo , não estando relacionados, como as emoções, a uma causa imediata.
As emoções são dirigidas para o exterior,são públicas, tendo uma dimensão comunicacional. A sua duração é breve, caraterizando-se pela intensidade da sua expressão
Atualmente as investigações dizem que as emoções são fundamentais para a tomada de decisão, aliadas à razão.
“Compreender o que são os sentimentos, a forma como funcionam e o seu significado humano são passos indispensáveis para a construção futura de uma visão dos seres humanos mais correta do que a atual, uma visão que tomará em conta todo o espetacular progresso que se tem vindo a fazer nas ciências sociais, nas ciências cognitivas e na biologia”, afirma Damásio e acrescenta que o êxito ou o fracasso da humanidade depende em grande parte do modo como o público e as instituições que governam a vida pública puderem incorporar essa nova perspetiva da natureza humana em princípios, métodos e leis.
Em jeito de conclusão deixo-vos uma pequena mensagem para reflexão onde se conjugam emoções e sentimentos
A magia da vida
Iluminamos ruas, arvores e presépios
Enfeitamos as casas
Distribuímos abraços e beijos
Saboreamos à mesa receitas inesquecíveis
Idealizamos o futuro com amigos e família …

Mas o melhor presente que podemos dar
é o tempo que oferecemos uns aos outros

28/12/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video