Joaquim Martins
O Reino Unido abandona a Comunidade Europeia
O Reino Unido abandona a Comunidade Europeia – Os Ingleses deixaram de acreditar no sonho europeu. E vão separar-se do velho continente. E voltar a ser ilha. Estranho! Em 1973, quando integraram o primeiro grupo de países que alargou o núcleo inicial, a Inglaterra fez uma opção pela Europa como Comunidade Económica (a EFTA que animara não a satisfazia) e com um modelo de Estado Social que também tentara aplicar. Optou por um “Projeto Europeu”, assente num ideal de associação pacífica, ancorado em valores civilizacionais como Liberdade, Democracia, Tolerância e Cidadania. Optou por abandonar a sua forma de estar e as suas tentações imperiais, aderindo a uma outra Visão da Europa e do mundo.
Hoje, profundamente dividida, opta por SAIR. Para tentar voltar a um passado que, supostamente, foi melhor. Para tentar fugir do “pesadelo Europeu” a que o hegemonismo alemão conduziu a União Europeia. Para fugir de um espaço, onde já quase não se fala da “Europa dos cidadãos”.
Os números mostram que a grande maioria dos que votaram “Brexit” (61 por cento) estão na faixa etária de mais dos 65 anos. Os jovens votaram maioritariamente pela permanência: 75 por cento da faixa etária dos 18/24 e 56 por cento da faixa etária 25/49.
A ignorância, o conservadorismo e um nacionalismo fora de tempo cortaram os sonhos de futuro da Juventude Inglesa, da Escócia e da Irlanda.
A Europa não será a mesma depois deste “golpe” (o termo é da Sra. Merkel) e o Reino Unido, creio que também não.
O Conselho Europeu que decorre, há hora que escrevo, estará também dividido mas vai ter que começar a interrogar-se. E agora? A caixa de Pandora foi aberta e há já demasiados demónios à solta. A chave estará perdida, nalguma das teias burocráticas de Bruxelas, ou num dos castelos nórdicos ou algures num dos campos de refugiados, encostados aos muros da Europa…
Espera-se que no Conselho haja quem ainda se lembre da matriz fundacional da União Europeia e seja capaz de traduzi-la, em palavras sensatas…