EM ALCAINS
Ver o Europeu no Largo de Santo António
O futebol tem a força extraordinária de juntar pessoas. Que o diga o Quiosque, no Largo de Santo António, em Alcains, em dias de Campeonato da Europa.
Mulheres, homens e crianças juntam-se na espera de festejar juntos uma vitória que será para celebrar em grande, pois ali ninguém se mantém indiferente à palavra golo. Ora gritada a toda a voz, ora dita em surdina, se é do adversário.
Assisti, na passada quarta-feira, dia 22, ainda um pouco fora da importância do que estava em jogo, a uma partida entre a Selecção Portuguesa de futebol e a da Hungria, depois de ver alguns donos (trabalhadores) do comércio alcainense, encerrarem as portas antes da cinco da tarde, para correrem (literalmente) para o café mais próximo, numa expectativa de vitória.
A que se juntou, depois da saída de mais uma jornada de trabalho, o pessoal da Dielmar, na maioria feminino, que transformaram a festa do futebol no Quiosque de Santo António numa profusão de vermelho e verde cheio de elegância.
E foi bela a tarde, com gritos de desespero e de saltos de festa (por três vezes); e contagiante assistir à batalha que Portugal que não podia perder.
E não perdeu. Por isso, a festa vai continuar.
O Quiosque é a maior esplanada de Alcains, situada num ponto central da vila, o Largo de Santo António. E é aqui que todos os dias se sentam, de manhã à noite, muitos alcainenses a pôr a conversa em dia, da política ao futebol, com os jornais da casa a serem disputadíssimos durante todo o dia.
Na última quarta-feira foi um dia especial, além do apuramento conseguido pelos golos do Cristiano Ronaldo e Nani, os muitos alcainenses que assistiram ao Portugal-Hungria, cantaram, no intervalo, com bolo e tudo, os parabéns ao responsável do Quiosque de Santo António, Gilberto Santos, que nesse dia fazia anos.
E a alegria era tanta que ficou bem vincado que o lugar onde somos felizes se transforma com o tempo também na nossa casa.
PS: Já depois disso, sábado, a festa continuou, com Portugal a vencer a Croácia, com um golo de Quaresma, que garantiu a passagem para os quartos de final, pelo que amanhã, quinta-feira, defronta a formação da Polónia.
Elsa Ligeiro