3 de agosto de 2016

ALLBESMART DESENVOLVE NOVO PROJETO PARA O MUNICÍPIO
Parque Urbano das Violetas tem sistema de rega inteligente e Wi-Fi gratuito

Uma startup de Castelo Branco desenvolveu para o município local um sistema de rega inteligente, controlado informaticamente, que permite maior racionalidade nos gastos de água e melhora a gestão dos recursos humanos.
O novo sistema de rega inteligente, que integra o projeto Castelo Branco Smart City, já entrou em funcionamento no Parque Urbano das Violetas, uma das muitas zonas verdes da cidade e foi apresentado segunda-feira.
“Este é um novo projeto que visa a sustentabilidade ambiental. Este sistema de rega inteligente é para se estender, aos poucos, a toda a cidade (zonas verdes) de Castelo Branco”, explicou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
O autarca realçou ainda que o projeto foi desenvolvido pela Allbesmart, uma startup tecnológica que nasceu há dois anos e que se encontra instalada no Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco.
O sistema permite que um operador faça toda a gestão de rega da zona verde por controlo remoto, através de um computador, tablet ou smartphone, sem que seja necessário deslocar-se ao local, tal como acontecia até agora, em que o operador tinha que se deslocar e acionar manualmente cerca de 40 pontos diferentes.
Além disso, possui ainda integrado um pluviómetro que, sempre que chove, bloqueia o sistema de rega da zona verde.
“Hoje, através de um smart- phone conseguimos gerir e ligar todo o sistema de rega o que se traduz em maior eficiência, poupança de água e eficácia”, sustentou o autarca.
Mas, além desta inovação, a Allbesmart acrescentou ainda uma rede de Wi-Fi gratuita no Parque Urbano das Violetas, cuja alimentação elétrica é feita através de painéis solares.
Segundo Paulo Marques, um dos responsáveis pela startup, como necessitavam de Internet para o sistema, desenvolveram duas antenas com acumuladores que utilizam a energia solar para fazer a alimentação elétrica.
Contudo, apesar de gratuito, os utentes para terem acesso à rede têm que responder a uma de 30 questões que a empresa selecionou sobre a cidade e a história de Castelo Branco.
A Allbesmart, além de desenvolver o sistema ao longo de seis meses, conjuntamente com o município, deu também formação aos operadores.
Carlos Castela

03/08/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video