3 de fevereiro de 2016

Os bons sabores do azeite e do fumeiro chegam a Proença-a-Velha

O Núcleo Museológico do Azeite – Lagares de Proença-a-Velha recebe, sábado e domingo, o XIV Festival do Azeite e Fumeiro, organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Proença-a-Velha.
O programa tem início sábado, às 10h30, com a abertura do Festival que conta com uma arruada pelo grupo Cornalusa e também pelos Alegres da Concertina.
A abertura oficial do certame está marcada para as 15 horas, sendo que a partir dessa hora há live cooking, animação de rua pela Marafona Encantada, a demonstração da preparação e produção de enchidos, pela Proenchidos, e uma atuação em palco dos Cornalusa.
A partir das 16 horas, no palco montado no recinto, atuam as Adufeiras de Idanha-a-Nova, o Grupo de Cantares da Associação Cultural de Medelim e o Grupo de Cantares Tradicionais de S. Miguel d’Acha.
Os cantares ao desafio e a música de baile chega a partir das 18h30, com os Alegres da Concertina.
A partir das 19 horas realizam-se os Jogos de Entrudo.
À noite, a partir das 20 horas, na Sala das Varas, realiza-se uma noite de fados, com António Pinto Bastos, Rita Inácio e Luís Caeiro, acompanhados por António Sereno, na guitarra portuguesa, Francisco Carvalho, na viola de fado, e Samuel Garção, na viola baixo. Domingo, as atividades começam às oito horas, com o Passeio BTT VIII Rota do Azeite.
O certame abre portas às 10h30, com uma arruada com o Grupo de Bombos do Ladoeiro, com a animação da Marafona Encantada e também com animação infantil e insufláveis para os mais pequenos.
Às 14 horas começa o Show cooking: Azeite, enchidos e produtos regionais, com a Universidade Sénior.
A partir das 15 horas, na galeria do Núcleo do Azeite, realiza-se o workshop Reutilização de Azeites Não Comestíveis, pelo Laboratório de Química/Tecnologia e Segurança Alimentar da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco.
A tarde musical começa às 15h30, com os Adufes e Cantares de Oledo, Modas e Adufes – Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha e o grupo de música tradicional Sons do Tempo. Às 18 horas atua Augusto Canário e o Festival encerra às 20 horas.

03/02/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
18/07 a 20/07
Noites Azuladas Praça Manuel Cargaleiro, Castelo Branco
19/07
BraveCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
20/07

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video