Idanha recebe Campeonato do Mundo de Tiro com Besta
Idanha-a-Nova recebe, entre os dias 14 e 19 de junho, no Monte Trigo, o Campeonato do Mundo de Tiro com Besta, com a participação dos principais atletas internacionais da modalidade.
A prova, uma organização da Federação dos Arqueiros e Besteiros de Portugal (FABP), Câmara de Idanha-a-Nova e Associação Raia Aventura, foi anunciada quinta-feira, em conferência de Imprensa, esperando-se mais de uma centena de atletas de todo o Mundo.
Este é mais um grande evento internacional que vai ter lugar no Concelho de Ida-nha-a-Nova, anunciou o presidente da Câmara, Armindo Jacinto. “Não é por acaso que temos conseguido captar even- tos de dimensão mundial. É porque a Câmara tem feito um investimento muito forte ao nível das infraestruturas e do património natural e histórico-cultural de Idanha-a-Nova”, afirmou.
O presidente da FABP, Francisco Camacho, explicou a escolha de Idanha-a-Nova para organização do Campeonato do Mundo de Tiro com Besta com o “entusiasmo que o Município e a Associação Raia Aventura demonstraram na realização da prova”, assim como “as condições de excelência do Monte Trigo para a prática da modalidade”.
Esta prova de desporto na natureza irá contribuir para a notoriedade e aumento de fluxos turísticos no Concelho de Idanha-a-Nova e em todo o território do Geopark Naturtejo da UNESCO, lançando ainda as bases para futuros estágios e competições.
Nuno Mateus, da Associação Raia Aventura, coletividade dinamizadora do tiro com besta na Região, realçou essa oportunidade. “Este evento poderá servir para alavancar a modalidade na Região e no País, aumentando o número de praticantes e de eventos”, afirmou.
Em simultâneo com o Campeonato do Mundo de Tiro com Besta decorrerá a Taça de Portugal e o Troféu Hélio Meca, estimando-se que o evento, entre atletas e acompanhantes, leve cerca de 300 pessoas até Idanha-a-Nova.