30 de março de 2016

NO FIM DE SEMANA, EM PROENÇA-A-VELHA
Festival das Sopas Tradicionais regressa

Proença-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, está em festa no fim de semana, com a realização do XIV Festival das Sopas Tradicionais, Acordeonistas e Tocadores de Concertina. Uma iniciativa que se prolonga por dois dias e que na tarde de domingo, contará com a transmissão em direto no Somos Portugal, da TVI.
O programa do Festival começa sábado, às 10h30, com a abertura do certame, não faltando a animação com Sopeiras & CIA, da Associação Marafona Encantada, um carrossel medieval e uma arruada com grupos de acordeonistas e tocadores de concertinas.
Às 13 horas abrem os restaurantes e a partir das 15 horas realiza-se o live cooking Os benefícios das sopas tradicionais, pelo chefe Mário Ramos, da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN).
O XIV Encontro de Acordeonistas e Tocadores começa às 15h30, contando com a participação da Associação de Tocadores de Concertinas de Castelo Branco, Grupo Os Alegres das Concertinas, Raízes de Lentiscais, Grupo Beirões da Concertina, Amigos da Gaita, Folinhos da Sequeira, Puxa o Fole e Foligaitos.
A música continua depois das 19 horas, com os cantares ao desafio, com Amigo Loureiro e Adília de Arouca, com concertinas e desgarradas do Minho.
A partir das 20h30 realiza-se um arraial popular com mo grupo Os Alegres da Concertina.
Domingo, o certame abre às 10 horas, com a animação Sopeiras & CIA, da Associação Marafona Encantada, um carrossel medieval e uma arruada com o grupo de bombos do Ladoeiro Raia dos Sonhos e do grupo de percussão Tok’Avakalhar.
Às 13 horas são apresentadas as sopas a concurso que podem ser degustadas a partir das 13h30, sendo que a votação se prolonga até às 16 horas.
Entre as 15h30 e as 19h30, realiza-se o Toques e Cantares Raianos, que conta com a participação do Modas e Adufes – Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha, Grupo de Cantares Tradicionais de São Miguel de Acha, Grupo de Cantares Tradicionais da ACRD de Medelim, Adufes e Cantares de Oledo, Cantigas d’Aldeia de Monfortinho, Modas d’Antes – Toulões, Saca-Sons da Zebreira, e Grupo de Cantares de Pedrógão de São Pedro, cabendo o encerramento ao Grupo de Cavaquinhos de Penha Garcia.

30/03/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 12
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
12/07
Livro XI das Confissões de Santo AgostinhoCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video