Exposição mostra 70 anos de música em São Miguel d’Acha
Na Casa da Cultura, em São Miguel d’Acha, Concelho de Idanha-a-Nova, foi inaugurada domingo, a exposição Eu hei de cantar bem alto, que aborda os últimos 70 anos da história da música, em São Miguel d’Acha.
Com curadoria de Mariana Salgueiro, a exposição é organizada pela Confraria do Soventre de São Miguel d’Acha, em colaboração com a Câmara de Idanha-a-Nova, a Junta de Freguesia de São Miguel d’Acha e o Grupo de Cantares da ADEPAC.
Na mostra, que pode ser visitada até dia 31 de dezembro, conta-se “a história da música que por aqui “(…) acompanhava a monda, o lavar da roupa e a ida para o trabalho, fazia a festa, acalmava os medos ou era uma forma de louvar e expressar crenças religiosas.”.
Desde documentos históricos, indumentária tradicional, instrumentos musicais, fotografias, recortes de Imprensa e registos fonográficos, são várias as peças que celebram a tradição musical de São Miguel d’Acha, que ao longo dos séculos XX e XXI mereceu a atenção e estudo por parte de inúmeros investigadores.