5 de outubro de 2016

Vila Velha de Ródão
Conferência estuda o passado e o futuro do Tejo

A Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT), a Câmara de Vila Velha de Ródão e a Tagus Vivan organizam, dia 12 deste mês, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, a conferência Alto Tejo Português e Tejo Internacional.
O encontro serve de preparação para o Congresso do Tejo III e tem como objetivo o debate e reflexão sobre valores naturais e culturais do corredor fluvial Vila Velha de Ródão e Alcântara, salientando a necessidade de um plano estratégico para a proteção e valorização do Rio Tejo, as potencialidades que o rio e a sua bacia hidrográfica possuem para a navegabilidade comercial, turística e desportiva.
O programa tem início às nove horas, com a receção dos participantes, e às 9h30 realiza-se a sessão de abertura, com a participação do presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, do presidente da Tagus Vivan, Carlos Salgado, e de Hélder Catarino em representação da Associação de Estudos do Alto Tejo. Tem depois início o primeiro painel que será moderado por João Rocha, sendo que àsw 10 horas Mário Benjamim (AEAT) aborda o tema O projeto de arquitetura no processo de reinterpretação no Vale do Tejo: uma análise prospetiva; às 10h15, Carlos Neto de Carvalho, do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional - Geoparque Mundial da UNESCO e do Serviço de Geologia da Câmara de Idanha-a-Nova, fala sobre A oferta turística atual e o destino Geopark Naturtejo – território UNESCO. Segue-se, às 10h30, Jorge Oliveira, da Universidade de Évora, Departamento de História, que apresenta o tema Do Tejo a S. Mamede – A antropização da paisagem; e às 10h45 é a vez de Luís Raposo, presidente do Conselho Internacional de Museus para a Europa, abordar A Presença Humana Antiga do Alto Tejo Português – Importância Internacional e Valorização publica. A partir das 11 horas João Caninas e Francisco Henriques apresentam o tema O Património Arqueológico do Alto Tejo Português e Tejo Internacional: diversidade e valor.
O segundo painel será moderado por Miguel Azevedo Coutinho. Painel em que a partir das 11h45, Nuno Coelho, da Incentivos Outdoor, aborda o tema Usos múltiplos do rio – navegação (turística de lazer e desportiva), seguindo-se, às 12 horas, o presidente a Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, que deverá falar sobre Economia associada ao Rio (políticas de desenvolvimento.
O terceiro painel será moderado por José Bastos Saldanha, sendo que a partir das 12h15 está prevista a presença do presidente Mancomunidad Integral Sierra de San Pedro e alcalde presidente de Valencia de Alcântara, Alberto Píris Guapo, para falar sobre A Partilha do rio com Portugal e futura articulação. A partir das 12h30 é apresentada a Candidatura Tagus Universalis, seguindo-se, às 12h45 um debate, esclarecimentos e recomendações. A participação na conferência é gratuita, mas de inscrição obrigatória, devendo ser feita através do endereço eletrónico [email protected], ou diretamente na página disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1zjh1uhJeZvK52nqP-RlfAaiqe9ENbiN-sUlTos81WxA/edit#responses, até dia 10 de outubro.





07/10/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video