SENHORA DE MÉRCOLES E SENHORA DO ALMORTÃO EM CASTELO BRANCO E IDANHA-A-NOVA
As romarias da Beira Baixa
As duas romarias mais tradicionais da Beira Baixa decorrem este fim de semana e no início da próxima semana. Trata-se da Nossa Senhora de Mércoles, em Castelo Branco, e da Nossa Senhora do Almortão, em Idanha-a-Nova, que prometem muita animação durante os dias em que se realizam, sem esquecer que englobam os feriados municipais dos dois concelhos em que decorrem.
O programa da Romaria de Nossa Senhora de Mércoles tem início sábado, às 20 horas, com a concentração junto à Capela de Santa Ana, seguindo-se uma procissão até ao Santuário de Nossa Senhora de Mércoles, onde, a partir das 21 horas, se realiza recitação do Rosário, seguida de procissão em redor da Capela.
Domingo, às oito horas é a alvorada no Castelo e uma banda filarmónica percorre as ruas da cidade. Às 11 horas, no recinto de Nossa Senhora de Mércoles, é celebrada uma missa seguida de procissão. À tarde, a partir das 15h30, atua a Associação de Tocadores de Concertina de Castelo Branco. À noite, a partir das 21 horas, realiza-se a recitação do Rosário.
O programa continua segunda-feira, às 11 horas, com a celebração de uma missa campal seguida de procissão. À noite, a partir das 21 horas, realiza-se a recitação do Rosário, e às 22 horas chega a música, com a atuação do duo Artur & Márcia.
No feriado municipal de Castelo Branco, terça-feira, às oito horas é a alvorada no Castelo e uma banda filarmónica percorre as ruas da cidade. Às 11 horas é celebrada uma missa campal seguida de procissão e a música chega às 17 horas, com a atuação de Miguel Agostinho. Às 21 horas tem lugar a recitação do Rosário, e o programa da Romaria de Nossa Senhora de Mércoles termina depois das 22 horas, com um espetáculo piromusical com a Pirotécnia Oleirense e a Banda Filarmónica Idanhense.
Realce-se, no entanto, que nestes dias não é apenas Nossa Senhora de Mércoles que é venerada, uma vez que na segunda-feira, seguindo uma tradição antiga, também é venerada a Mártir Santa Eufémia, enquanto na terça-feira, é a vez de Santa Luzia.
Em Idanha, o programa da Romaria de Nossa Senhora do Almortão começa domingo, às 11 horas, com a celebração de uma missa dominical na Ermida de Nossa Senhora do Almortão.
Segunda-feira, dia do feriado municipal de Idanha-a-Nova, às 11 horas é celebrada uma missa seguida de procissão, sendo estes os pontos altos da romaria.
Terça-feira, às 12 horas, é celebrada uma Missa de Ação de Graças.