Artigo científico sobre análise de qualidade
Centro Hospitalar da Cova da Beira em destaque em revista internacional
A edição de julho da revista European Journal of Hospital Pharmacy, que é a revista oficial da Associação Europeia de Farmacêuticos Hospitalares, publicou um artigo de investigação que aborda os resultados da avaliação à qualidade microbiológica dos medicamentos preparados na Farmácia Hospitalar do Centro Hospitalar Cova da Beira (medica- mentos manipulados não estéreis).
Este trabalho científico, resultado da parceria estabelecida entre os Serviços Farmacêuticos do CHCB e a Labfit – HPRD, Lda (empresa spin-off da UBI que presta serviços de I&D e serviços de controlo de qualidade para a indústria farmacêutica e cosmética) envolveu a análise de 392 preparações.
Os resultados publicados revelam que os procedimentos implementados no CHCB garantem a qualidade microbiológica dos medicamentos preparados para utilização oral (como os xaropes para a pediatria) e cutânea.
Adicionalmente, o trabalho permitiu a identificação da necessidade de redefinição de prazos de validade ou substituição de formulações para aumentar a estabilidade de dois medicamentos.
Este estudo inovador no âmbito dos medicamentos manipulados (para os quais não é obrigatória a realização destas análises, ao contrário do que acontece para os medicamentos industrializados) foi anteriormente distinguido com o prémio Melhor Comunicação Oral no XVII Simpósio Nacional da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (2015) e deu origem a uma tese de mestrado em Ciências Biomédicas na UBI, estando agora disponível internacionalmente para as comunidades científica e hospitalar, como exemplo de boa prática.
A qualidade microbiológica dos medicamentos manipulados no CHCB continua a ser avaliada mensalmente, por amostragem.