Em época de transferências
Leões da Floresta, UBI foi o clube que mais se reforçou
Decorreu entre os dias 15 e 31 de outubro, a época de transferências na Federação Portuguesa de Atletismo. No distrito de Castelo Branco, entraram 6 atletas novos (António Barros, Rui Mila, Manuel Alves, António Maia, João Monteiro e André Eleutério), todos eles para os Leões da Floresta / Universidade da Beira Interior, e saíram 7 atletas, onde o destaque vai para Beatriz Rebelo que deixa o Desportivo de castelo Branco e vai para o Sport Lisboa e Benfica. As Donas foi a equipa que deixou sair mais atletas para fora do distrito. Luís Crisóstomo vai reforçar a Escola do Movimento Associação Juvenil (Porto), Alexandre Gameiro e Alexandre Almeida vão para o distrito da Guarda onde vão vestir a camisola da Senhora do Desterro e Rannyeli Silva vai defender as cores da equipa ribatejana da Casa do Povo de Alcanena. Do CCD da Sertã sai Andreia Marçal, que vai reforçar a equipa algarvia do Núcleo de Sportinguistas de Faro e os Leões da Floresta/ Universidade da Beira Interior vêm sair João Beato para reforçar o Sport Clube Beira Mar (Aveiro).
As transferências entre clubes da Associação de Atletismo de Castelo Branco foram em maior número, com os Leões da Floresta\Universidade da Beira Interior a ser a equipa que mais se reforçou com os atletas Mariana Correia, Gonçalo Sá, Laura Taborda, Miguel Ferreira, Inês Reis (todos ex-Penta Clube Covilhã), Pedro Timóteo e Alexandre Venâncio (ambos ex–individual), Fábio Barata (ex-Donas) e João Sousa (ex- Estrela Campo Aviação). Para as Donas transferiram-se Gonçalo Rodrigues (Ex-individual), Tiago Carrondo, Daniela Silva e Inês Pires (todos ex-Desportivo Castelo Branco) enquanto que para a nova equipa de Castelo Branco, a Associação do Cansado, transferiram-se Carolina Gregório e Miguel Carvalho (ambos ex- Desportivo Castelo Branco), Paulo Silva (ex-COBIS) e Luís Matos (ex-Donas). A Casa do Benfica em Castelo Branco reforça-se com Leonidio Afonso (ex-Albichip) e Dinis Oliveira (ex-Leões da Floresta\UBI) enquanto que o Clube União Idanhense vê entrar na sua equipa os dois irmão Mariana Nunes e Martim Nunes (ambos ex-Albichip). Norberto Nunes (ex-Albichip) vai vestir a camisola dos Pereiros, Diogo Salvado (ex- Estrela Campo Aviação) vai representar o Penta Clube da Covilhã enquanto que Paulo Ferreira (ex-COBIS) vai correr pelo CB Running.
De um modo resumido, e no que ao Troféu Gazeta Atletismo 2016 diz respeito, os atletas que foram para clubes de fora do distrito e que tinham pontuado para o Troféu, vão permanecer na mesma nas tabelas de classificação, com o clube que representaram. A pontuação que lhes é atribuída nas provas que ainda faltam disputar é igual à dos atletas que faltam. Os atletas que vêm para clubes do distrito, ao participarem nas provas pontuáveis para o troféu começam a pontuar de acordo com o regulamento, sendo que as pontuações nas provas anteriores são iguais à de um atleta que falte à prova.
Os atletas que mudaram de clube dentro do distrito vão continuar a pontuar de acordo com o regulamento. A única diferença será na identificação do clube. Vai aparecer o clube que representam e logo a seguir, entre parêntesis, o clube que representaram antes.