NO PAVILHÃO DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
Judo Adaptado em torneio, seminário e estágio internacionais
Cerca de 80 atletas competiram no pavilhão da ESE, em atividades do SpecialOlympics Portugal
Durante os dias 2 e 5 de maio, a Escola de Judo Ana Hormigo em parceria com a APPACDM de Castelo Branco organizaram três ações direcionadas para os atletas de Judo Adaptado.
O I Open Internacional de Judo Adaptado / 2º Open de Judo SpecialOlympics Portugal foi o pontapé de saída da semana, contando com cerca de 80 participantes a competir toda a manhã no pavilhão desportivo da Escola Superior de Educação de Castelo Branco.
Este ano, esta competição integrou o plano de atividades do SpecialOlympics (SO) Portugal, sendo o 2º Open de Judo SO do ano 2017.
Participaram nesta competição a Escola de Judo Ana Hormigo-APPACDM de Castelo Branco,Atlético Clube Fundanense - APPACDM Fundão, Judo Clube do Pragal - APPACDM de Lisboa(Quinta dos Inglesinhos), Sporting Clube do Sabugal,Associação Cristã “Paz e Bem” do Soito e Judo Club St. Cyprien (França).
Com o intuito principal de promover o convívio entre todos, este torneio teve o apoio indiscutível da Câmara Municipal, do Instituto Politécnico, da APPACDM de Castelo Branco e do SpecialOlympics de Portugal.
De realçar a presença nestas atividades do presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes e o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Lourenço.
No início da tarde organizou-se o II Seminário de Judo Adaptado no auditório da Escola Superior de Educação com os oradores Jean Luc Las - Técnico da FédérationFrançaise de Judo, Elisabeth Anne – Assistente Médica de Psicologia em França, Jean Philippe – Educador Especializado em França e Pedro Serra - Diretor Técnico no SpecialOlympics Portugal e José Lourenço – Presidente do Comité Paralímpico.
Nos dias seguintes, seguiu-se o estágio de intercâmbio entre os judocas do Judo Club St. Cyprien de França e os atletas da APPACDM de Castelo Branco. Para além do judo, os atletas fizeram passeios e visitas pela cidade, conheceram os costumes albicastrenses e ainda realizaram diversas atividades de lazer e aventura com o apoio incondicional da Associação de Pais da Escola de Judo Ana Hormigo, da Associação de Paintball de Castelo Branco – Relâmpagos e dos alunos de Desporto e Atividade Física da Escola Superior de Educação de Castelo Branco.
Os judocas franceses ficaram alojados nas instalações da APPACDM de Castelo Bran- co onde visitaram a quinta da instituição e o recente Museu da Seda.
Esta troca de experiências veio certamente enriquecer todos os participantes e intervenientes, ficando já prometido uma viagem às cidades francesas St. Cyprien e Perpignan.
Estas ações integram o Programa Nacional de Desporto para Todos, um dos programas de ação do Instituto Português do desporto e da Juventude.