11 de janeiro de 2017

Na Grande Rota da Cortiçada
Quilómetro zero é inaugurado domingo

A Câmara de Proença-a-Nova inaugura, domingo, o quilómetro zero da Grande Rota da Cortiçada (GR39), coincidindo com a realização do passeio pedestre organizado mensalmente pela autarquia.
A Grande Rota da Cortiçada foi aprovada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e tem um total de 130 quilómetros, devendo estar totalmente marcada no final do primeiro trimestre deste ano.
O vice-presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Manso, afirma que “a Grande Rota é um dos resultados dos 137 passeios pedestres já realizados e um dos projetos âncora do Município que servirá para a captação de mais visitantes a Proença-a-Nova, dinamizando todas as ofertas do nosso turismo, tendo como objetivos principais a promoção da nossa região, através da utilização dos alojamentos locais existentes, das praias fluviais, da gastronomia das paisagens e das suas gentes”.
Para promover a GR39, os passeios pedestres mensais percorrerão, até junho de 2018, estes 130 quilómetros de percurso em que se privilegia a passagem por valores patrimoniais e culturais de relevo, de modo a dar a conhecer ao visitante o que de melhor o Concelho pode oferecer, dos monumentos megalíticos aos redutos militares, dos moinhos, fontes, fornos, aldeias do e de Xisto às ribeiras, vistas panorâmicas e pontos cénicos de grande beleza. O traçado selecionado engloba um vasto número de caminhos florestais existentes, privilegiando os cursos de água e as praias fluviais que são de uma grande riqueza paisagística e faunística.
Existem ainda sete percursos pedestres de pequena rota no território Proencense, homologados e marcados de acordo com as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que regulamenta esta atividade. Estes percursos de pequena rota, que totalizam 84,17 quilómetros, podem ser feitos a qualquer momento, tendo em conta a sinalética existente no terreno.
Paralelamente, a Federação implementou o projeto das Grandes Rotas, percursos pedestres com mais de 30 quilómetros que têm uma marcação diferenciada no terreno, uma vez que enquanto que nos Pequena Rota (PR) a sinalética é vermelha e amarela, nos Grande Rota (GR) é vermelha e branca.
Os 130 quilómetros terão por isso sinalização de orientação específica, com recurso a materiais perfeitamente integrados na paisagem, com zonas de descanso e de lazer e miradouros devidamente assinalados e identificados no terreno. Serão identificados os alojamentos locais existentes no Concelho, mesmo os que estejam mais afastados da rota, e haverá informação de apoio que ajuda à interpretação da paisagem. Se-rá igualmente apresentada uma aplicação informática para complementar a experiência de caminhar a paisagem. A inscrição no passeio pedestre mensal pode ser feita diretamente no Posto de Turismo de Proença-a-Nova, através do telemóvel 939623269) ou na página do município, em www.cm-proencanova.pt (área de Lazer – Praticar – Passeios Pedestres).
O passeio de domingo tem uma distância aproximada de nove quilómetros, ligando a vila de Proença-a-Nova à aldeia de Labrunhal.

11/01/2017
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video