Geoparques juntam-se em projeto europeu de educação
O projeto europeu de educação em Ciências Naturais ESTEAM, no qual o Geopark Naturtejo é parceiro do Geopark Idrija, da Eslovénia, e do Geopark Magma, da Noruega, realizou dias 27 e 28 de março, em Idanha-a-Nova, o segundo meeting.
O encontro reuniu representantes dos três geoparques mundiais da UNESCO, escolas da Eslovénia, Noruega e Portugal, incluindo o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, a Universidade de Liubliana e uma empresa islandesa de produtos e aplicações tecnológicas.
O ESTEAM é cofinanciado pelo Programa ERASMUS+ da União Europeia e tem como objetivo reforçar as metodologias de ensino em Ciências Naturais, através da ligação entre escolas, especialistas e geoparques, em combinação com atividades de campo e novas tecnologias.
Ao longo dos dois dias realizaram-se reuniões de trabalho e saídas de campo que levaram os participantes a geomonumentos como o Parque Icnológico de Penha Garcia e o Monte-Ilha de Monsanto.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova e do Geopark Naturtejo, Armindo Jacinto, considera “valiosa” a participação em projetos europeus na área da educação e destaca que “o contacto com outras estratégias educativas europeias e a aquisição de novos conhecimentos e ferramentas por parte de alunos e professores”, para concluir que, “no fundo, projetos como o ESTEAM contribuem para a melhoria da qualidade do ensino neste território”.
Para a coordenadora do projeto ESTEAM, Mojca Gorjup Kavcicos, do Geopark Idrija, estes territórios “têm excelentes condições para enriquecer a educação na área das Ciências Naturais” e lembra que “as equipas dos geoparques trabalham estas temáticas no dia a dia e, em muitos casos, já desenvolvem programas educativos com as escolas dos seus territórios”.