DE 31 DE OUTUBRO A 4 DE NOVEMBRO
Forum Castelo Branco comemora 10º aniversário
O Forum Castelo Branco comemora o 10º aniversário com um programa que começa dia 31 deste mês e termina dia 4 de novembro.
Para o diretor do Forum Castelo Branco, Nuno Costa, “a forma de expressarmos o nosso agradecimento à comunidade local, neste momento tão especial, materializa-se numa programação alargada de eventos, em que nos associamos à iconografia, aos símbolos e à identidade de Castelo Branco”.
O ponto de partida do programa foi um concurso digital para atribuir nomes às ruas e praças do Forum, com base nas tradições e nomes ilustres de Castelo Branco.
Assim, como resultado de mais de 600 votações, Rua Afonso de Paiva, Praça do Bordado de Castelo Branco, Rua Amato Lusitano, Rua António Salvado, Rua António Ramalho Eanes, Rua Mestre Cargaleiro, Ruas das Portas de Ródão, Rua João Roíz de Castelo Branco, Praça Viola Beiroa e Rua do Adufe são os 10 nomes escolhidos para as ruas e praças do Forum Castelo Branco.
As 10 placas com o nome das novas ruas têm a assinatura de Mariana Branco e Emanuel Barreira, da Halfstudio, que se associam, desta forma, ao evento #10 anos a celebrar Castelo Branco. Para a dupla de artistas, o trabalho desenvolvido “resulta de uma interpretação pessoal das placas toponímicas portuguesas, onde recuperamos a tradição manual que felizmente está a surgir novamente nos dias de hoje.”
As comemorações dos 10 anos também sairão à rua, através da intervenção artística no espaço público dos street artists Kruella D’Enfer (Ângela Ferreira) e Oze Arv (José Carvalho), que foram convidados para desenvolverem a sua interpretação da iconografia do Bordado (Fauna e Flora) em placas de sinalética vertical a serem colocadas no Centro Histórico de Castelo Branco.
No âmbito do 10 aniversário alguns espaços do Forum vão vestir-se a rigor, com peças únicas das coleções de Bordado de Castelo Branco. Uma exposição colaborativa que surge em parceria com a Câmara de Castelo Branco, enquanto tutela das entidades museológicas e interpretativas da região.
A música não podia faltar e, por isso, o programa encerra dia 4 de novembro, com um concerto com Fábia Rebordão, que brindará o público com um repertório do novo fado e música de cariz mais popular, embora com uma roupagem bastante atual e contemporânea.