JORGE NEVES FAZ BALANÇO DE FINAL DE MANDATO
Novo executivo recebe quase 58 mil euros
Jorge Neves, no último dia como presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, no decorrer de uma Assembleia de Freguesia extraordinária realizada segunda-feira, fez o balanço do trabalho desenvolvido pelo executivo que liderou.
O autarca realçou que “a Lei não nos obriga a prestar contas daquilo que fizemos”, para sublinhar que “nós achamos por bem fazer”.
Jorge Neves afirmou que “por decisão do órgão executivo da Freguesia de Castelo Branco que cessa o mandato, apresenta-se o documento de prestação de contas, relativamente à atividade desenvolvida durante parte do ano de 2017 em que teve a responsabilidade de gerir os destinos da autarquia”.
Explicou que “a nossa estratégia apontou para o desenvolvimento de uma política com vista à valorização de um serviço público de proximidade. Organizamos atividades para os cidadãos e em parceria com as entidades da Freguesia e do Concelho, tendo em atenção as atribuídas competências e prioridades definidas no quadro das atribuições atuais e previstas delegadas pelo município”.
Tudo, para concluir que, “em suma, estivemos conscientes das dificuldades que nos esperavam e mantivemos uma atitude coerente, continuando a desenvolver uma política de gestão criteriosa, transparente e eficiente, bem como a maximizar os recursos disponíveis”.
Numa apresentação em vídeo foram recordadas as atividades realizadas ao longo dos últimos quatro anos, nas mais variadas áreas.
A ocasião serviu também para apresentar o relatório parcial de atividades e contas referente ao período de 1 de janeiro deste ano até segunda-feira, com Jorge Neves a afirmar que “o grau de execução financeira foi de 68,43 por cento, o grau de execução da despesa corrente foi de 65,69 por cento e o grau de execução da despesa de capital foi de 59,96 por cento”.
Jorge Neves destacou também que “57.920,92 euros é o valor que vai transitar para o próximo executivo, para gerir até ao final do ano”, considerando este “um valor muito confortável para o próximo órgão executivo”.
Na sessão Jorge Neves procedeu ainda à entrega da Medalha da Freguesia grau bronze na área cultural a José Pires, presidente da Assembleia de Freguesia e que foi o autor da letra do Hino da Freguesia.
Isto enquanto a Maria de Fátima Ribeiro, que é colaboradora da junta há mais de 25 anos, foi entregue a Medalha da freguesia pelos bons serviços.
AT