18 de outubro de 2017

ARTE PÚBLICA NO PARQUE
Parque Urbano de Proença recebe Monumento à Cidadania

O Parque Urbano de Proença-a-Nova, mais concretamente a zona entre o Espaço Infantojuvenil e a Galeria Municipal, passa a contar, a partir de sábado, com o Monumento à Cidadania, que resulta do projeto de doutoramento prático em escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), de Ana Mena.
A escultura em metal para espaço público é composta por seis objetos e representa uma abordagem da cidadania através da escultura, refletindo sobre os processos individuais e coletivos e so-bre a vivência dos problemas sentidos por cada um e pela sociedade.
Este projeto surge ao abrigo do protocolo entre a Câmara de Proença-a-Nova e a FBAUL e resulta de um trabalho de arte participativa que contou com os contributos de várias pessoas da comunidade ao longo de todo o processo criativo. Com base na prática da cidadania e no estudo sobre a identidade, Elias Correia, Maria de Lurdes Costa, Maria Assunção Costa, Olga Costa, Maria do Carmo Silva, Maria Isilda Tavares e Mário Tavares contribuíram para este projeto, através da investigação sobre o seu modo de vida e o seu território.
O Roteiro das Artes, que se realiza sábado, a partir das 16 horas, além da inauguração da escultura, inclui a inauguração do mural do viaduto do Parque Urbano, intervencionado por Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso; o projeto Entre o Céu e a Terra, de Yola Vale, nas Escadinhas do Duque; e o lançamento do catálogo Aldeia Criativa, que reúne os vários trabalhos decorrentes das diversas iniciativas artísticas dos alunos da FBAUL realizados no Concelho.

18/10/2017
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video