19 de abril de 2017

JOAQUIM MARTINS
Dia da Liberdade!

Dia da Liberdade!
Na próxima semana vamos voltar a lembrar o Dia da Liberdade. O 25 de abril! O dia em que um povo descobriu essa palavra mágica – L I B E R D A D E – e iniciou a aprendizagem de vivê-la. De saboreá-la e descobrir os novos mundos que ela abria. Os novos caminhos. Os desafios e responsabilidades.
Voltarão os cravos. Vermelhos. Da cor do fogo transformador; Da cor da paixão. Que ainda despertarão emoções fortes nos jovens de mais de 50 anos. Nos outros, na grande maioria, despertarão apenas memórias de escola. Memórias de uma Revolução com nome de flor! Com estórias que ouviram contar e com músicas que terão ouvido cantar. Que os avós e os pais talvez ainda cantem!...
No próximo dia 25, assinalaremos os 43 anos da vivência em liberdade Que as instituições que nasceram no país de abril ainda comemoram, quer, formalmente, nos órgãos de poder, quer, livremente, em festas de rua!
Este ano, no Concelho, as celebrações oficiais convidam a uma maior participação. A começar logo no sábado, na abertura da exposição de Martins Correia. Depois, ao serão de 24, na tertúlia na Biblioteca Municipal – As Estórias que abril teceu – a convocar as vivências dos que estavam na escola, no ano um da liberdade. E, na manhã do dia 25, a alegria das bandas filarmónicas em Castelo Branco e Alcains, a festa do desporto na meia maratona, as inaugurações e a Sessão Comemorativa da Assembleia Municipal, no Centro Cultural da Vila, com intervenções dos partidos e dos presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara.
À tarde, no auditório da Biblioteca Municipal da sede de Concelho, a homenagem, em livro, a Manuel João Vieira, um lutador que se bateu pelas liberdades, antes e depois de abril, e que serviu o País como deputado constituinte e a cidade como presidente da Assembleia Municipal e como cidadão.
Um dia da liberdade diferente. Que convirá prolongar até ao 1º de maio em Malpica do Tejo onde, às 14h30 do dia 30, começará o 4º Festival José Afonso Traz outro Amigo Também… Este ano com muitas novidades e, entre elas, a presença da Banda Filarmónica de GRÂNDOLA e de um companheiro do Zeca: Francisco Fanhais.

19/04/2017
 

Em Agenda

 
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
29/10 a 31/10
Do Papel à LetraMuseu do Canteiro, Alcains
29/10 a 01/11
Membranas MutáveisCastra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
tituloNoticia
31/10 a 02/11
Galeria dos SustosCentro Cívico de Castelo Branco
01/11
03/11 a 07/11
11/11

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video