22 de março de 2017

Joaquim Martins
DIA DA CIDADE

DIA DA CIDADE - Foi um dia especial. Os eleitos locais e as autoridades mais representativas da comunidade assinalaram o aniversário, numa sessão solene de que ficará para a história, além dos discursos, a homenagem prestada a Mestre Cargaleiro.
Está de parabéns a autarquia que, por unanimidade, resolveu atribuir-lhe a Medalha de Ouro da Cidade. Esta distinção, a um filho adotivo, justifica-se pela decisão do Mestre de localizar a Fundação com o seu nome na cidade e de lhe doar a sua obra de artista e colecionador multifacetado e de projeção mundial. São milhares de obras de pintura, azulejaria, cerâmica e tapeçaria que ficam a enriquecer a cidade e que serão essenciais para tornar o MUSEU CARGALEIRO, um polo cultural estratégico na promoção turística do Concelho e da Região.
O dia ficará também, marcado pela bênção da nova estrutura – o complexo funerário – onde se incluiu o crematório que estava anunciado. É uma obra de interesse Regional, digna e funcional.

O BREXIT em marcha – A Inglaterra, nove meses depois do referendo sobre o BREXIT, anunciou que enviará a Bruxelas, dia 29, a carta a acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa.
Na prática, significa que a contagem dos dois anos para a conclusão do acordo de saída da União Europeia, começa na próxima segunda-feira. A engrenagem começará a rodar em todos os Estados–membro, para, em abril, em cimeira extraordinária, a Comissão Europeia aprovar as linhas de orientação das negociações e mandatar a Comissão Negociadora que, já se sabe, será encabeçada pelo antigo comissário francês Michel Barnier. Serão, à volta de 500 dias úteis de negociação. Uma maratona exigente.
Será uma tarefa gigantesca (fala-se em mais de 20 mil peças de legislação europeia, a rever!), difícil e cheia de surpresas, dada a novidade do processo.
A União Europeia entra numa nova fase. Que exige lucidez, serenidade e firmeza. Que exige coerência e união. Que exige a coragem de repensar, corrigir erros e perspetivar novos caminhos!

22/03/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video