22 de março de 2017

EDUCAÇÃO
Biblioteca Escolar Afonso de Paiva recebe prémio de mérito da RBE

Biblioteca31Nas bibliotécas escolares  do Agrupamento promove-se a leitura ao uso da informação e do conhecimento

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, de Castelo Branco, acaba de ser distinguida com o prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

O Agrupamento, em nota enviada à Comunicação Social, realça que “o nível do trabalho realizado nas bibliotecas escolares do Agrupamento Afonso de Paiva evidencia um conjunto de práticas centradas quer no uso da informação e do conhecimento, quer na promoção da leitura, com destaque para o papel transversal que a biblioteca ocupa presentemente no apoio aos curricula, com impactos no desenvolvimento e melhoria das aprendizagens”.

Tudo para adiantar que “a candidatura de mérito realizada pela Biblioteca Afonso de Paiva à iniciativa Ideias com Mérito, da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), iniciativa que tem como objetivos identificar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as práticas melhor concretizadas pe-las bibliotecas escolares, leva uma das práticas das nossas bibliotecas mais além”.
No universo das candidaturas apresentadas em 2017 foram selecionados, a nível nacional, apenas nove projetos, nos quais se inclui o projeto Ler, Contar e Recontar, da responsabilidade da equipa da Biblioteca Escolar Afonso de Paiva. O projeto, a realizar em dois anos (2017-2019), alia o trabalho de compreensão leitora ao prazer de ler, sendo concretizado de forma articulada entre a equipa da Biblioteca Escolar e os docentes do 1º ciclo. O Agrupamento recebe assim a mais alta distinção de mérito da RBE, com a atribuição de um consistente prémio financeiro, contando com o apoio da direção do Agrupamento.
A professora bibliotecária Carla Nunes refere que “este prémio traduz o conceito de inovação associado aos múltiplos projetos das bibliotecas escolares do Agrupamento Afonso de Paiva, ficando assim claramente assinaladas as boas práticas em diferentes áreas de intervenção, que evidenciam uma apropriação da Biblioteca Escolar pela comunidade educativa e demonstram um trabalho consistente no apoio aos currícula, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento de competências leitoras e das multiliteracias”.

 

 

24/03/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video