22 de novembro de 2017

Joaquim Martins
Apontamentos da Semana...

APRENDER COM A SECA – O problema da falta de água que assola o País está a obrigar a repensar comportamentos. A rever decisões. A levar mais a sério o problema das alterações climáticas. O País está entre a seca severa e a seca extrema. E isso obriga a olhar para os impactos de tal situação. No abastecimento de água para consumo; no abastecimento de água para o gado; no abastecimento de água para os regadios. Obriga a olhar para a atividade económica em geral, mas para a agricultura e a agropecuária, em particular. Descobrimos como fomos imprudentes, na forma como tratámos as questões da água, dos rios, das barragens, da poluição. Descobrimos que podíamos e devíamos ter armazenado mais água. Se calhar o plano de mais 10 barragens não era tão disparatado como diziam e não deveria ter sido abandonado; se calhar a Barragem do Alvito era mesmo estratégica; se calhar eram necessárias mais charcas nos nossos campos.
O simples olhar de hoje sobre os leitos das nossas barragens deixa claro como é possível duplicar ou mesmo triplicar o armazenamento, desde que as obras de desassoreamento sejam feitas agora que as máquinas podem operar sem entraves. É tempo de aprender. E de agir.
É também o tempo oportuno para aprender, desde a infância, o valor e a importância da água. De aprender a usá-la como bem precioso e inestimável. É indispensável que todos aprendamos com a SECA! Governo, Autarquias, cidadãos. Água é VIDA.

ESTE É O TEMPO! – este era o desafio do IV Encontro Nacional de Leigos que encerrou, no passado domingo, em Viseu. “Este é o tempo para esperar contra toda a esperança, para trabalhar pela Justiça e pela Paz, para amar as pessoas” defendia o convite para o Encontro. Este é o tempo oportuno, concluiu o encontro, para transformar o Mundo, “construindo uma sociedade melhor”. É a função primeira da POLÍTICA e dos POLÍTICOS. Para isso é fundamental, explicou o historiador francês François Huguenin, um dos oradores participantes, que “os Cristãos não idolatrem nem desertem da política”.

22/11/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video