22 de novembro de 2017

João Belém
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NÃO SE PODEM SEPARAR

A Educação assume um papel social importante, influenciando determinantemente o projeto de homem e de sociedade que pretendemos e é, também, por excelência, um fator primordial de desenvolvimento económico e social de um país.
A Sociedade, por sua vez, impõe à Educação a tarefa de se adaptar às constantes mudanças e às exigências da sociedade do conhecimento, acompanhando os progressos científicos e tecnológicos.
É necessário, assim, que a Escola, a par da promoção do desenvolvimento académico, assegurando o processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos curriculares, assuma igualmente a formação integral do cidadão, construindo em conjunto não só conhecimentos, competências e habilidades, mas também valores.
É neste contexto que as parcerias assumem grande importância
Uma parceria é um contrato em que duas ou mais partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns.
As parcerias funcionam como uma estratégia com vista à otimização da sustentabilidade das instituições envolvidas. No conjunto de várias vantagens destaca-se: a compatibilidade de objetivos estratégicos, o aumento da rentabilidade, a confiança, a melhoria de acesso ao mercado, o fortalecimento das operações, a melhoria da capacidade tecnológica.(Wikipédia)
Mas para que elas sejam efetivamente verdadeiras, todos os cidadãos – incluindo organizações comunitárias, pais e empresas – devem fazer a sua parte para melhorar a educação. As famílias podem envolver-se ativamente com a educação dos seus filhos; as organizações comunitárias podem patrocinar atividades importantes para a juventude e suas famílias; e as empresas podem adotar políticas de apoio às famílias no ambiente de trabalho e envolverem-se na educação.
Trabalhando juntos, trocando informações, compartilhando decisões e colaborando para toda a aprendizagem, todos podemos contribuir para o processo educacional e ajudar a garantir uma educação de qualidade para todos os nossos estudantes.
E foi sob este lema que o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano co-organizou uma Palestra, aberta à comunidade, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes sobre o tema “ Diabetes: Conhecer, Prevenir e Cuidar! “
Esta ação conjunta, com a parceria do Lions Club de Castelo Branco, foi delineada e levada a cabo no passado dia 15, pelas 18h00, no Auditório do IPDJ.
Com o apoio da Associação de Diabéticos da Beira Baixa e da Affídea, a palestra teve como intervenientes, uma médica, uma psicóloga, uma nutricionista e um doente diabético. Mais do que assinalar uma data, os presentes puderam aprender mais sobre esta doença que se encontra em expansão em Portugal e no mundo, que medidas adotar para evitar a diabetes tipo 2 e como cuidar os doentes com diabetes. A evolução da tecnologia e da ciência médica e farmacêutica permite aos doentes com Diabetes cuidar de si de forma cada vez mais cómoda e, após a aceitação da doença, ter uma vida o mais normal possível. A aposta é na prevenção e a diabetes tipo 2 pode ser travada na sua evolução se conhecermos bem os factores de risco. Adotar estilos de vida saudável, que incluam uma alimentação equilibrada e atividade física regular pode ser a chave para uma vida mais longa e feliz.
Esta atividade culminou com um “jantar saudável”, servido na Escola João Roiz, prolongando-se assim o convívio entre todos os participantes.
De salientar, também, que parte da receita do referido jantar foi entregue aos Lions Club de Castelo Branco como comparticipação na ajuda às vitimas dos incêndios que nos vitimaram ultimamente.
Diz a sabedoria popular que uma andorinha só não faz a primavera. Mas um bando delas voando no Lions Club de Castelo Branco, no azul do céu, anuncia a chegada da nova estação.
Com a escola, não é muito diferente: ela precisa da união de esforços dos diversos setores da sociedade para cumprir o seu papel de formar cidadãos aptos e capazes para transformar a realidade social em que vivem. Este é o conceito das parcerias para a educação: o envolvimento da comunidade na ajuda à escola.

22/11/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video