ESCOLAS DO AGRUPAMENTO AFONSO DE PAIVA COM ATELIÊS DE CIÊNCIAS...
Estudantes da ESE levam Ciência… a sério! à Escola de São Tiago
A Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco, através dos docentes Dolores Estrela Alveirinho e Paulo Afonso, coordenou e supervisionou a comemoração da Semana da Ciência e Tecnologia 2017 (C&T2017), que decorreu na Escola Básica de São Tiago, em Castelo Branco.
Inserido no plano anual de atividades da Escola de São Tiago, a convite da mesma e sob o lema Ciência…a sério! realizaram-se ateliês de ciência experimental pelos alunos do 2º ano da licenciatura em Educação Básica e do 1º ano do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta iniciativa foi aceite no programa nacional da Semana da C&T2017 da Ciência Viva.
As atividades decorreram nas instalações da Escola de São Tiago e envolveram alunos de todas as turmas, do 1º ao 4º ano, bem como quatro turmas de crianças do pré-escolar do Jardim de Infância Quinta das Violetas, envolvendo um total de cerca de 180 crianças, acompanhadas pelos seus respetivos professores e educadoras.
Os ateliês da Ciência…a sério! foram desenvolvidos indo ao encontro de tópicos do currículo das crianças. Durante o decorrer dos ateliês, foi dado tempo para as crianças comunicarem as suas constatações, confrontarem as suas ideias e, sobretudo, experimentarem. Pretendeu-se assim criar oportunidades para o envolvimento das crianças no processo da experimentação em ciência, com a intenção da aprendizagem de conteúdos do currículo, promovendo a articulação com as crianças do Pré-Escolar, facilitando ao mesmo tempo a aproximação curricular entre os diferentes níveis de ensino.
Aos alunos da ESE proporcionou-se a prática educativa experiencial, o que permitiu a mobilização de conceitos e práticas adquiridas na sua formação académica.
Na Escola de São Tiago as professoras responsáveis pelo desenvolvimento dos ateliês foram Elisa Correia, Maria Sanches Galante, Elisabete Máximo e a educadora de infância Helena Antunes do Jardim de Infância Quinta das Violetas.