28 de junho de 2017

ESCOLA DE JUDO ANA HORMIGO
Nove medalhas no Open de Coimbra

No dia 17 de junho, uma semana após o Campeonato Nacional de Juvenis, onde a  Escola de Judo Ana Hormigo conquistou cinco medalhas, os jovens juvenis (sub 15) e cadetes (sub 18) voltaram ao “tatami”   para participar nos Opens de Juvenis e Cadetes - Taça António Aleixo que decorreu no Pavilhão Desportivo Mário Mexia em Coimbra.
Nos Juvenis, Afonso Folgado, vice-campeão nacional na categoria -46 kg, obteve o melhor resultado da comitiva Albicastrense, conquistando de forma irrepreensível a medalha de ouro da competição.
Manuel Salvado nos- 66 kg e Denise Grecu nos -40 kg também se apresentaram em excelente forma ao alcançar o 2º Lugar das suas categorias.
As medalhas de bronze foram conquistadas pelas gémeas Ângela e Bárbara Carriço na categoria -40 kg, Maria Inês Rosário na categoria - 44 kg, Leandro Serra nos - 42 kg, Pedro Domingues nos - 55 kg e João Pedro Alves -nos  60 kg.
Miguel Raposo nos- 46 kg e Leonor Lourenço nos -40 kg não conseguiram obter qualquer classificação.
Em Cadetes, Diogo Leitão na categoria -60 kg e Marco Afonso nos -73 Kg não conseguiram classificar-se, acusando ainda pouca experiência competitiva.

X Torneio Convívio Final de Aulas foi um sucesso em Alcains
O aguardado Torneio / Convívio Final de Aulas 2017 decorreu no domingo, dia 18 de junho, no Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas de Alcains.
A10ª edição deste evento contou com mais de uma centena de judocas dos núcleos da Escola de Judo Ana Hor-migo (Núcleo de Castelo Branco - Complexo de Piscinas, Núcleo de Alcains - Agrupamento de Escolas de Alcains, núcleo Jardim-Escola João de Deus, Núcleo Jardim-Infância Alfredo Mota, Núcleo de São Vicente da Beira, Núcleo Cresce em Amor - Ana’sAcademy, Núcleo Creche “Era Uma Vez”, Núcleo Jardim-Infância Cidade de Castelo Branco, Núcleo Pimpão e Núcleo do Ladoeiro).
Como já é habitual, outros clubes fora do distrito marcaram presença nomeadamente o Judo Clube da Guarda, Sport Clube Operários Cem Soldos de Tomar, Sporting Clube do Sabugal e Judo Clube de Por-talegre.
Pelas 10 horas deu-se início ao convívio entre pais e judoquinhas de 3, 4 e 5 anos de idade, onde todos fizeram uma aula com muita animação.
De seguida foi a vez dos benjamins dos 6 aos 10 anos, dos Infantis com 11 anos e dos Iniciados de 12 anos realizarem a competição com o lema “Um Pódio para Todos”.
Com o objetivo principal de diversão e aprendizagem das regras de competição, os judocas foram separados por género, idade e peso de forma a todos realizarem encontros com diferentes companheiros. Durante o evento, todos participaram nos insufláveis disponibilizados pela Associação de Paintball de Castelo Branco ”Relâmpagos” e da Associação de Escoteiros de Portugal -  Grupo 170, os quais são parceiros da Escola de judo Ana Hormigo.
A Associação de Pais disponibilizou um bar para todos os participantes e convidados, ajudando ainda na organização desta atividade.
No final todos receberam uma medalha, um diploma, um lanche e um presente para as férias deste Verão.

VI Super Copa de Espanha com presença albicastrense
No passado dia 17 de junho, três judocas da Escola de judo Ana Hormigo integraram a Seleção Distrital para participar na VI Super Copa de Espanha  Júnior - Trofeu Disputación de Cáceres 2017.
A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco decidiu então convocar pelo ranking distrital os 8 melhores juniores (sub21) do Distrito, convocando da Escola de Judo Ana Hormigo, Inês Ascensão e Ana Catarina Moura na categoria -57 kg e Bruno Pires na categoria -81 kg.
Inês Ascensão teve a melhor prestação da equipa distrital ao classificar-se em 5º lugar. Após uma lesão sofrida na meia-final, Inês acabou por ceder nessa fase e afastada do combate de acesso à medalha de bronze.
Bruno Pires ainda venceu um combate mas acabou por ser afastado na fase seguinte. Na fase de repescagem também não conseguiu seguir em frente acabando por ficar em 9º lugar.
Ana Moura, ainda cadete, também não conseguiu superar as suas adversárias. Nuno  Rosa foi o treinador da seleção distrital que acompanhou os atletas.

Judo Aventura 2017
Decorreu no domingo passado, dia 25 de junho o habitual Estágio da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, designado Judo Aventura 2017.
O estágio decorreu na sala de judo da Escola de Judo Ana Hormigo, no Complexo de Piscinas de Castelo Branco, compreendendo duas sessões de treino, uma de manhã e outra à tarde. Nos períodos de descanso os atletas conviveram na Piscina Praia onde também desfrutaram do almoço convívio. Participaram cerca de 25 atletas do Atlético Clube Fundanense, da Escola de Judo An Hormigo, do Sport Tortosendo e Benfica e Projeto Ippon da Covilhã.
Os treinos foram orientados pelos treinadores  Sérgio Carvalho (4º Dan), Abel Louro (3º Dan), João Serrasqueiro (2º Dan) e Mariana Milheiro (2º Dan).
Durante este estágio de Verão decorreram os Exames Associativos de Graduação apenas para 1º e 2º Dan.

Sérgio Mendes e Ana Moura já são cinturões negros
Mais 2 judocas da nossa escola alcançaram a graduação de 1º Dan no passado dia 25 de junho, no 1º Exame de Graduações 2017 realizado pela Associação Distrital de Judo de Castelo Branco.
Os exames associativos de graduação decorrem apenas 2 vezes por ano, sendo apenas aí que os atletas se podem submeter a 1º Dan ou 2º Dan (1º ou 2º nível do cinturão negro).
O exame decorreu nas instalações da Escola de Judo Ana Hormigo, no Complexo de Piscinas de Castelo Branco, onde se apresentaram a exame 5 candidatos de vários clubes do distrito. Ana Moura e Sérgio Mendes foram os únicos candidatos da nossa escola a submeterem-se a 1ºDan, tendo de realizar o “Nageno-Kata” ou formas clássicas de projeção, e de responder às diversas questões  levantadas pelo Conselho Associativo de Graduações.
Ambos judocas ficaram aprovados nos seus exames de graduação, conseguindo assim alcançar uma nova etapa na modalidade.
Salienta-se que Ana Moura  iniciou a modalidade no primeiro núcleo dos seus treinadores, ou seja,  no Jardim-Escola João de Deus em Castelo Branco há cerca de  13 anos, tendo desde então demonstrado uma enorme dedicação ao judo.
Já Sérgio Mendes, atleta cego desta escola iniciou a modalidade com 30 anos de idade e demonstrou que nem a idade nem a condição física limitam a prática desportiva e a conquista desta graduação. O parceiro de treino dos dois judocas foi o incansável Afonso Folgado, um verdadeiro atleta com espírito de entreajuda e cooperação.

28/06/2017
 

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
31/01
Fantasmas e Ansiedades na Era TécnicaFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video