3 de maio de 2017

Plano Operacional Municipal da Sertã aprovado

O SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, acolheu, dia 18 de abril, a reunião da Comissão de Defesa da Floresta Contra Incêndios e o briefing semanal do Centro de Coordenação Operacional Distrital de Castelo Branco, numa reunião em que foi aprovado, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal da Sertã relativo a este ano.
Presente no encontro, o presidente da Câmara da Será, José Farinha Nunes, salientou que o trabalho da Proteção Civil de âmbito distrital não é fácil, mas mantém a confiança no novo comandante distrital, Francisco Peraboa, e no 2º Comandante, Amândio Nunes, que são “pessoas bem conhecedoras de todo o Distrito e muito especialmente do Concelho da Sertã”.
José Farinha Nunes enalteceu ainda a colaboração existente entre as entidades presentes no Concelho da Sertã, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios e que a Câmara da Sertã continuará disponível “para o que for necessário”.
O 2º Comandante Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Castelo Branco, Amândio Nunes, que é natural da Freguesia e Concelho da Sertã, referiu que sendo “filho da terra”’, foi com enorme orgulho que esteve presente na reunião e frisou que o anterior comandante distrital, Rui Esteves, deixou no Distrito de Castelo Branco um “grande legado e num patamar superior”.
Realçou também que as câmaras de vídeo-vigilância, adquiridas pela Câmara da Sertã e com visualização na sala de operações e nos quartéis dos bombeiros voluntários do Concelho, “não substituem os vigias, mas são uma mais-valia no apoio à decisão” durante as operações.
Amândio Nunes louvou ainda a articulação existente entre os municípios da Sertã, Proença-a-Nova, Oleiros e Mação, pela pronta interajuda na disponibilização de maquinaria pesada no decorrer de incêndios florestais.
A reunião contou também com as presenças dos comandantes das duas corporações de bombeiros do Concelho, Sertã e Cernache do Bonjardi), do sub-comissário da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Castelo Branco e de representantes das juntas e uniões de freguesia do Concelho da Sertã, Guarda Nacional Republicana (GNR) da Sertã, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Força Especial de Bombeiros, Infraestruturas de Portugal e Aproflora – Associação de Produtores Florestais.


03/05/2017
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video