3 de maio de 2017

Assembleia Municipal chumba moção contra instalação de fábrica de bagaço em Alcains

A Assembleia Municipal de Castelo Branco rejeitou na última reunião uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda (BE) que pedia ao executivo municipal que retirasse a autorização da instalação de uma fábrica de bagaço de azeitona em Alcains.
“Tendo em conta os danos ambientais que esta instalação trará para as atividades agrícolas, para o comércio e para o ambiente em geral, altere a decisão política em defesa da qualidade de vida das pessoas e da saúde pública”, propõe o documento.
Na moção o BE solicitava também ao município que procedesse a uma “reavaliação dos impactos ambientais, nomeadamente se estão acautelados os ecossistemas e a biodiversidade, que a unidade industrial provocará”.
O documento foi chumbado pela maioria socialista, com a abstenção da CDU e votos favoráveis do BE e PSD.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, que o executivo teve o cuidado de pedir estudos técnicos, sobre a instalação da unidade fabril “não poupamos esforços nem meios para obter esses estudos e fomos a quem melhor os faz, à Universidade de Aveiro”.
“Não ficamos só pelos estudos. Entregámo-los à Quercus, associação ambientalista reconhecida a nível nacional e internacional e pedimos-lhes um parecer sobre o assunto”, frisou.
Luís Correia esclareceu que a decisão política deve ser tomada com base em estudos técnicos e que o seu executivo não tomou qualquer decisão de “ânimo leve”.
O autarca pediu seriedade sobre o assunto e pediu a quem faz “determinadas afirmações” sobre a instalação desta fábrica que apresente também “estudos sérios” que contraponham os estudos solicitados pelo município para que possam ser analisados e discutidos.
“Cá estamos para os analisar e estudar e, se for caso disso, também estamos contra. Só que, até hoje, ninguém o fez”, afirmou o autarca.
Luís Correia sublinhou ainda que a Câmara de Castelo Branco apenas licencia a construção da unidade fabril, o licenciamento da atividade compete aos Ministérios da Economia e do Ambiente, “e foi feita durante o governo PSD”.
CV

04/05/2017
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video