3 de maio de 2017

ENTRE 11 E 14 DESTE MÊS
Dias Templários trazem animação ao Castelo

Castelo Branco volta a abrir os braços aos templários, entre 11 e 14 deste mês, com a realização da sexta edição dos Dias Templários de Castelo Branco, organizada pela ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, Câmara de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo e Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e do Património.
O evento foi apresentado quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara de Castelo Branco, com o presidente, Luís Correia, a realçar que “este é mais um momento no sentido de dinamizar a cidade e de levar as pessoas ao bairro mais antigo da cidade”.
Luís Correia garante que estes serão “dias em que vamos sentir a cidade com muita vida, de um evento que começa a ganhar raízes”, sublinhando que “pretendemos reforçar esta realidade”.
Na mesma linha, o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Jorge Neves, considerou que “é importante a questão da dinamização económica, é importante também as tradições e a história que é relembrada nestes dias e, acima de tudo, também há aqui uma componente cultural que é bastante importante”.
Jorge Neves destacou ainda que a iniciativa “já é um cartaz da nossa cidade” e manifestou “a satisfação em estarmos envolvidos”.
Por seu lado, o presidente da ACICB, Sérgio Bento, reforçou as opiniões dos dois autarcas, ao afirmar que os Dias Templários “são de uma importância relevante para a economia local, porque trazem pessoas”. Por isso reforça que “têm reflexo na economia local”, mas não deixou também de destacar que “também têm um papel didático na história da cidade” e no que se refere a novidades, destacou que o Miradouro “terá uma zona de restauração, onde serão realizadas várias ceias islâmicas”.
Sérgio Bento realçou depois que “este ano temos as escolas nos Dias Templários” e revelou que até quinta-feira, em matéria de stands, já havia “55 inscrições, mas ainda esperamos mais 15 ou 20”.
Ana Moura, em representação da Outrem, vincou que os Dias Templários “são uma iniciativa que recria a história da cidade” e não perdeu a oportunidade de referir, tal como Sérgio Bento, que “dia 11 temos as escolas presentes no cortejo”, adiantando ainda que “todos os agrupamentos de escolas vão participar com grupos de dança e de teatro”.
Avançou ainda que uma das novidades deste ano é que “a zona da Muralha terá uma decoração cristã, enquanto a do Miradouro terá uma decoração árabe”.
Mas estes não são os únicos motivos de interesse ao longo dos quatro dias, uma vez que na zona envolvente ao Castelo, incluindo a Rua do Mercado, o Miradouro e a ligação entre estes dois locais, animação é que não faltará.
No que se refere a animação serão vários os grupos a dar espetáculos e em destaque está, obviamente, o cortejo de dia 11, às 14h30, desde o centro da cidade até ao Castelo, com passagem pela Praça Velha, onde haverá uma paragem para leitura do Foral e a apresentação de espetáculos.
A exemplo de anos anteriores, um dos momentos altos do programa é o Assalto ao Castelo Branco, que pode ser visto dias 12, 13 e 14.
Cortejos e arruadas também não faltarão ao longo dos quatro dias, havendo ainda outros motivos de interesse como a Sala de Armas; o Sriptorium Medieval; a Conferência Templária da Comenda Templária de Castelo Branco, dia 13, às 16 horas; o Acampamento Templário, junto às muralhas do Castelo; o Mercado Medieval Cristão, na Rua do Mercado e na zona lateral da Igreja de Santa Maria do Castelo; o Shuk (Mercado Árabe); e o Acampamento Mouro, no Miradouro.
No Mercado Medieval poderá ser encontrado de tudo um pouco e também não faltarão os locais de restauração, para retemperar as forças.
Também a exemplo de anos anteriores, haverá transporte gratuito a partir do centro da cidade, Junto ao Tribunal, até ao Castelo e regresso, com a organi- zação a apelar aos visitantes que utilizem este recurso, evitando viajar em meio de transporte próprio, de modo a não criarem dificuldades ao trânsito.
No que respeita a horário de funcionamento, dia 11 é das 15 às 24h; dia 12, das 17 às duas horas; dia 13, das 12 às duas horas; e domingo, das 12 às 23 horas.

03/05/2017
 

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
31/01
Fantasmas e Ansiedades na Era TécnicaFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video