3 de maio de 2017

confraria gastronómica do cabrito estonado
Maria de Lourdes Modesto entronizada

Maria Lurdes ModestoA Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado vai entronizar Maria de Lourdes Modesto, como confrade de honra, no II Capítulo da Confraria, marcado sábado, em Oleiros.
Para a Confraria, Maria de Lourdes Modesto é “considerada a maior especialista portuguesa em tradição gastronómica”. É realçado que “as suas ligações a esta especialidade Oleirense já vêm de há algumas décadas atrás. Em 1961, com a participação de Aura Martins Romão, no Concurso Nacional de Cozinha e Doçaria Portuguesa, na categoria Cozinha, tendo obtido o primeiro prémio e, posteriormente, no seu programa de culinária, na RTP, no qual foi pioneira no show cooking televisivo”, concluindo que “graças a esta participação, durante dois anos, um reputado restaurante de Lisboa servia cabrito estonado aos fins de semana”.
Em 1982, Maria de Lourdes Modesto publica o livro Cozinha Tradicional Portu-guesa, no qual se inclui a receita que Aura Martins Ro-mão apresentou no seu pro- grama. Já em 2009, Maria de Lourdes Modesto incluiu esta forma original de confecionar cabrito assado no forno numa seleção de 10 bens gastronómicos portugueses que im-portava valorizar e preservar. Por isso foi produzido o documentário Os Gestos dos Sabores – das Memórias ao Futuro e na sua apresentação pública, no Mercado de Santa Catarina, em Lisboa, o cabrito estonado foi rei, com Maria de Lourdes Modesto a realçar, na altura, que neste o prato “é francamente muito interessante a forma de confecionar este cabrito”.

03/05/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video