confraria gastronómica do cabrito estonado
Maria de Lourdes Modesto entronizada
A Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado vai entronizar Maria de Lourdes Modesto, como confrade de honra, no II Capítulo da Confraria, marcado sábado, em Oleiros.
Para a Confraria, Maria de Lourdes Modesto é “considerada a maior especialista portuguesa em tradição gastronómica”. É realçado que “as suas ligações a esta especialidade Oleirense já vêm de há algumas décadas atrás. Em 1961, com a participação de Aura Martins Romão, no Concurso Nacional de Cozinha e Doçaria Portuguesa, na categoria Cozinha, tendo obtido o primeiro prémio e, posteriormente, no seu programa de culinária, na RTP, no qual foi pioneira no show cooking televisivo”, concluindo que “graças a esta participação, durante dois anos, um reputado restaurante de Lisboa servia cabrito estonado aos fins de semana”.
Em 1982, Maria de Lourdes Modesto publica o livro Cozinha Tradicional Portu-guesa, no qual se inclui a receita que Aura Martins Ro-mão apresentou no seu pro- grama. Já em 2009, Maria de Lourdes Modesto incluiu esta forma original de confecionar cabrito assado no forno numa seleção de 10 bens gastronómicos portugueses que im-portava valorizar e preservar. Por isso foi produzido o documentário Os Gestos dos Sabores – das Memórias ao Futuro e na sua apresentação pública, no Mercado de Santa Catarina, em Lisboa, o cabrito estonado foi rei, com Maria de Lourdes Modesto a realçar, na altura, que neste o prato “é francamente muito interessante a forma de confecionar este cabrito”.