30 de agosto de 2017

CDA COMEMORA 40 ANOS
“É fundamental que a equipa suba ao campeonato nacional”

O Clube Desportivo de Alcains (CDA) comemorou sábado, dia 26, os seus 40 anos de existência com uma gala onde foram recordados alguns dos momentos mais marcantes da vida do clube e homenageados os antigos presidentes de direção e das comissões administrativas.
Fundado a 27 de julho de 1977 a história do clube, mistura-se nos últimos 40 anos com a história de Alcains.
No dia do aniversário, foi inaugurada uma exposição com documentos e objetos que marcaram estes 40 anos, documentos que para a ocasião foram emprestados por ex-dirigentes, atletas e adeptos, mas que o clube possui agora de forma digital, e que podem dar origem a um livro .
Élio Esteves, presidente da coletividade, destacou na sua intervenção a vertente desportiva do clube, onde o futebol é desde a primeira hora a modalidade principal, mas também o ténis de mesa, modalidade onde o CDA vai este ano o clube vai disputar pelo 5º ano consecutivo o Campeonato Nacional, e mais recentemente a forte aposta na formação.
“Destaco as 3 subidas de divisão à terceira divisão e as subidas à 2ª divisão, sendo a primeira subida à 2ª Divisão nacional um dos momentos mais marcantes da história do clube” afirmou o dirigente.
Atualmente a disputar o distrital, Élio Esteves, afirma que a grande ambição dos dirigentes e adeptos é a subida de divisão, “não podemos andar ano após ano a disputar o distrital” afirmou, acrescentando “é fundamental voltar à 3ª divisão”.
Com os olhos postos no futuro, Élio Esteves considera fundamental para a sobrevivência do CDA, o regresso da equipa sénior aos campeonatos nacionais, “para que isso seja possível são necessários mais apoios financeiros, para dotar a equipa de recursos suficientes”.
“Não cometemos loucuras, nem nos endividaremos, mas tenho a certeza que o futuro do clube passa por concretizar essa subida à 3ª divisão” afirma perentoriamente Élio Esteves.
O melhoramento das infra-estruturas do clube é também uma das preocupações da atual direção, “o campo relvado está sobrecarregado e já apresenta o desgaste natural de 23 anos” disse o dirigente acrescentando que com o crescimento dos escalões de formação as infra-estruturas são escassas.
Luís Correia, Presidente da câmara de Castelo Branco, lembrou na sua intervenção que “têm sido mantidas conversas para que as instalações do clube venham a sofrer os melhoramentos, há o compromisso de brevemente esses melhoramentos serem efetuados” afirmou o autarca.
“O património do CDA, vai muito além do que são as competições desportivas, esse é o património que devemos todos salvaguardar. Os resultados desportivos, são importantes, mas a nossa responsabilidade começa no reconhecimento do que o clube tem sido para Alcains, a sua forte participação na comunidade “ afirmou Luís Correia.
Cristina Granada, Presidente da Junta de Freguesia de Alcains, destacou a capacidade de ao longo dos seus 40 anos o Clube Desportivo de Alcains ter sabido, “e conseguido” envolver toda a comunidade Alcainenses.
Na gala comemorativa foi apresentado o novo site do clube www.cdalcains.pt; e também o hino da coletividade agora recuperado.
Cristina Valente

30/08/2017
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video