4 de janeiro de 2017

AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL
Rui Esteves assume comando nacional operacional

Rui Esteves posse 02.jpgO até agora comandante operacional distrital de Castelo Branco (CODIS) do Comando  Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Rui Esteves, foi empossado pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, ontem, terça-feira, como comandante operacional nacional (CONAC) da ANPC, sucedendo no cargo a José Manuel Moura.
Na cerimónia, que decorreu na sede da ANPC, em Oeiras, Rui Esteves revelou ao jornalistas que “o principal objetivo desta nova equipa é efetivamente ter uma missão muito focada no planeamento” e defendeu um “planeamento adequado para uma resposta eficaz”.
Refira-se que a proposta no sentido de substituir José Manuel Moura por Rui Esteves foi feita pelo novo presidente da ANPC, Joaquim Leitão, sendo aceite pelo Ministério da Administração Interna (MAI), na semana passada. Assim, que foi conhecido o nome do novo comandante do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), as câmaras de Castelo Branco e do Fundão, tornaram pública a sua posição, elogiando Rui Esteves.
A Câmara de Castelo Branco, em nota enviada à Comunicação Social, ”congratula-se publicamente com a nomeação do até aqui Comandante Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, Rui Esteves, para ser o novo Comandante Nacional Operacional da Proteção Civil”.
O presidente da autarquia Albicastrense, Luís Correia, destaca que “no desempenho das suas funções, o Sr. Comandante Rui Esteves sempre liderou de forma exemplar as forças e os meios de Proteção Civil no Distrito quando este é assolado por situações de risco, sendo evidente o seu empenho, dedicação e preocupação para que as operações sejam bem sucedidas, garantindo sempre a segurança de pessoas e bens e dos operacionais envolvidos”.
Luís Correia realça também o “exímio conhecimento que o Comandante Rui Esteves tem dos meios de socorro, em qualquer cenário de operação, assim como o conhecimento e experiência que tem do sistema nacional de Proteção Civil, o que”, assegura, “será fundamental, para o correto e eficaz desempenho do seu novo Comando”.
O autarca realça ainda que estas “são novas funções nas quais o Comandante Rui Esteves vai por certo, mostrar a sua excelência e a sua dedicação à causa pública e à Proteção Civil, que foram sempre seu apanágio, o que ficou bem evidente nos anos que esteve ao serviço de Castelo Branco, do Distrito e das suas populações”, terminando com um “bem haja, Comandante Rui Esteves”.
Por seu lado, a Câmara do Fundão, também “felicita” Rui Esteves pela nomeação para Comandante Nacional Operacional da Proteção Civil.
Realçando que “esta nomeação é o reconhecimento do trabalho realizado pelo Comando Distrital de Operações de Castelo Branco, em conjunto com as autarquias, na defesa e socorro das populações e na prevenção de riscos coletivos”.

04/01/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video