5 de abril de 2017

USALBI assinala primeiro ano da criação dos pólos nas freguesias

Os alunos da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) que frequentam os pólos das freguesias reuniram-se, na semana passada, no auditório da sede da Universidade, para assinalarem o primeiro aniversário da descentralização deste estabelecimento de ensino.
No encontro estiverem pre- sentes alunos dos pólos de Almaceda, Cebolais de Cima e Retaxo, São Vicente da Beira, Santo André das Tojeiras e Sarzedas, bem como os presidentes das juntas e o diretor da USALBI.
A atividade começou às 15 horas, com um momento musical protagonizado pelo grupo coral de Santo André das Tojeiras, seguido de uma reflexão sobre a importância dos pólos da USALBI na vida dos alunos e na vida das próprias freguesias. Nesta reflexão coletiva participaram alunos, presidentes da junta e o diretor da USALBI.
Ficaram patentes várias evidências, a importância da USALBI nas vidas dos alunos e na mudança de hábitos, como o facto de assistirem às aulas, participarem nas atividades, criarem novas rotinas, constituírem novos laços de relacionamento, de novas amizades, adquirirem novas aprendizagens e a introdução de novas dinâmicas de aprendizagens seniores nas freguesias.
Estas conclusões, segundo é adiantado, “permitem verificar que a USALBI tem sido um promotor do envelhecimento ativo nas freguesias onde está implementada e, desse modo, promove o incremento da qualidade dos alunos. Verificou-se ser uma aposta ganha, que requer continuação, com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades entre os seniores do Concelho de Castelo Branco, promover a descentralização do conhecimento, promover a igualdade de tratamento entre os seniores da cidade e das freguesias e assim permitir uma maior participação na vida social das suas comunidades”.
O último momento da tarde foi um lanche partilhado.
Recorde-se que os pólos da USALBI contam, atualmente, com 208 alunos e neles são lecionadas quarto disciplinas, que são Artes, Cidadania, Hidroginástica e TIC, havendo mais duas disciplinas, que são Teatro, no pólo de São Vicente da Beira, e Canto Coral, em Santo André das Tojeiras.
Num futuro próximo a USALBI pretende promover atividades onde toda a comunidade escolar possa participar, com o intuito de promover cada vez mais o envelhecimento ativo, com qualidade de vida no Concelho de Castelo Branco.

07/04/2017
 

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
31/01
Fantasmas e Ansiedades na Era TécnicaFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video