6 de dezembro de 2017

Joaquim Martins
Apontamentos da Semana...

Tempo de ADVENTO – “é o tempo que nos é dado para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro, para verificar o nosso desejo de Deus, para olhar em frente e preparar-nos para o retorno de Cristo” – explicou o Papa Francisco, no passado Domingo (o primeiro dos quatro que antecedem o Natal). É um tempo de espera e vigilância. De atenção. Que urge viver “de maneira plena e consciente, com uma preocupação voltada, antes de tudo, aos outros” e ao Mundo, “buscando combater a indiferença e a crueldade presente nele”. Tempo de espera e vigilância para “ninguém se deixar dominar pelo sono do desencorajamento, da falta de esperança, da desilusão”.
O apelo aos cristãos, para a vivência deste primeiro tempo do ano litúrgico, de preparação para o Natal, em clima penitencial e de atenção ao OUTRO, com a aprendizagem de um alfabeto próprio, com palavras novas - Belém; Consoada; Iluminação; Paz; Presépio – é também um desafio para os que não creem, nem vivem a festa do Tempo Novo.
É que, se todos forem capazes de assumir uma atitude de ATENÇÃO ao OUTRO, “com esse comportamento percebemos as lágrimas e as necessidades do próximo e podemos perceber também neles as capacidades e as qualidades humanas e espirituais”. Ou seja, estamos a anunciar uma Boa Nova. A construir um Mundo NOVO.

Direitos Humanos – No próximo domingo, volta a lembrar-se o Dia dos Direitos Humanos. Curiosamente, um dia depois do Dia Internacional Contra a Corrupção. Qualquer dos temas está na ordem do dia, quer em Portugal, quer na Europa e no Mundo.
Urge um despertar da consciência cívica. Urge lutar contra a corrupção, a todos os níveis e defender ativamente os DIREITOS HUMANOS. Não é admissível que o Mundo ainda tolere casos de escravatura, de exploração infantil, de tráfico humano, de várias formas de racismo, de violência contra as mulheres, de situações de fome e miséria extrema. Urge lembrar, para vergonha de todos, que a efeméride que assinalamos no dia 10 é a Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada em 1948!!!

 

 

06/12/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
02/05
Obrigado senhor ZéTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video