Joaquim Martins
Apontamentos da Semana...
WEB SUMMIT 2017 - Está a decorrer e o País é, por uns dias, a capital do Mundo das tecnologias. É a maior cimeira jamais realizada. Os melhores empreendedores do Mundo estão lá. E os grandes investidores. Mais de 2.000 entre os cerca de 59.200 inscritos. Também estão 250 startups portuguesas (o ano passado foram 25). A dar-se a conhecer. A mostrar o que valem. À procura de contactos e investidores.
Em Lisboa, esta semana, técnicos e gestores de topo, de mais de 100 países procuram inovação e conhecimento. Mais de 1.000 oradores vão realçar a importância das tecnologias e os desafios e oportunidades que representam. Que é preciso regular, como salientou o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, “é preciso juntar governos, cientistas, a sociedade civil, a academia e criar um quadro regulatório que dê liberdade à inovação e combinar isso com a defesa dos direitos humanos.”
Portugal pode orgulhar-se, como reconheceu o Primeiro Ministro, desta realização, pelo que significa de capacidade de organização, de criatividade e de acolhimento. A projeção de Portugal no Mundo que esta realização representa é motivo de jubilo para todos os Portugueses. É também um desafio e uma responsabilidade para o futuro.
Registe-se que a Igreja católica tem uma APP entre as 250 startups portuguesas. É a plataforma digital internacional Click to Pray, criada pelo apostolado da oração em Portugal. Uma ferramenta criada em 2014 que permite aceder através da Internet (em cinco línguas neste momento) a três momentos de oração diária e que está atualmente integrada na Rede Mundial de Oração do Papa, que já tem 620.000 utilizadores, com seis milhões de utilizações por semana.. As perspetivas para a cimeira é que surjam investidores interessados em associar-se à iniciativa, de modo a melhorar a tecnologia e aumentar o número de línguas.