NO CINE-TEATRO AVENIDA
Agrupamento Amato Lusitano entrega Prémios de Valor e Excelência
O Agrupamento de Escolas Amato Lusitano (AEAL) realizou sábado a entrega dos Prémios de Valor e Excelência referentes ao ano letivo transato.
A cerimónia, que decorreu no Cine-Teatro Avenida, começou com um momento musical, com a Orquestra do Conservatório de Castelo Branco, com quem o Agrupamento reativou a parceria para o ensino articulado.
Na sua intervenção, João Belém, diretor do Agrupamento, afirmou que escola e sociedade não se podem separar. É por isso necessário que a escola a par do desenvolvimento académico que faz, assuma também a formação integral do cidadão, “construindo em conjunto não só competências, mas também os valores”.
São estes dois fatores, competências e valores, que os prémios entregues sábado pretendem distinguir.
“Estes prémios visam proporcionar bons exemplos, que se assumam como referência para os demais alunos. Investir nas nossas crianças e jovens tem sempre um retorno garantido”, afirmou o responsável, “com uma sociedade que queremos que seja mais democrática, equitativa com indivíduos cada vez mais capazes e felizes”, concluiu.
João Belém congratulou-se também com o regresso do ensino articulado ao Agrupamento, possível com uma parceria com o Conservatório Regional de Castelo Branco.
“Sozinhos não conseguimos nada, em colaboração somos capazes de atingir coisas que nem sonhámos”, concluiu João Belém.
O vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, José Alves, lembrou a importância que as escolas e a educação têm para a autarquia, sendo esta uma parceira de excelência para todos os agrupamentos do Concelho e lembrou o forte investimento feito pela autarquia na requalificação dos espaços escolares.
Os alunos, desde o 1º Ciclo ao Secundário, receberam os diplomas num clima de alegria e festa.
Cristina Valente