Joaquim Martins
Apontamentos da Semana...
Tempo de JANEIRAS – A tradição das JANEIRAS, de CANTAR AS JANEIRAS está em vias de desaparecimento nas nossas aldeias, por falta de gente. Persiste no meio urbano, em algumas associações. Sobretudo nas associações de bairro. Onde a tradição cumpre vários e importantes papéis: cimentar a coesão de grupo, saudar os vizinhos, no início de um novo ano, criar um pretexto de convívio festivo e lembrar, aos poderes instituídos locais, nomeadamente às autarquias, a sua existência e a sua função social.
O CANTAR AS JANEIRAS marca, de algum modo, o fecho do ciclo celebrativo que teve, no Jantar de Natal, o seu ponto alto e, no qual, os responsáveis autárquicos tiveram lugar de destaque, em substituição do Menino Jesus. O gesto de CANTAR AS JANEIRAS em S. Bento ou na autarquia Albicastrense tem o mesmo significado simbólico: Chamar a atenção do poder e da Comunicação Social. Para as associações. Para as suas causas. Para a sua função social. Dizer, a cantar, que há um novo ano a começar…
Felizmente, no nosso Concelho, há uma relação saudável entre as autarquias e as associações, sejam elas profissionais, de bairro ou de estudantes, sejam elas associações desportivas, recreativas ou culturais. Todas contam, com apoios da autarquia para a realização das suas atividades. Todas cuidam de articular os seus programas com a agenda do Concelho o que é enriquecedor para todos.
Em tempo de JANEIRAS, é bom lembrar o prazer de partilhar, de ser próximo…
O PSD vai a Votos – É já no próximo sábado que o PSD vai eleger o seu novo líder. Santana Lopes ou Rui Rio. Caberá aos militantes decidir. A pensar no futuro. A pensar no Governo do País. Ambos têm uma história política. Ambos foram autarcas. São pessoas com convicções diferentes e com visões diferentes sobre a vida política e partidária.
É tempo de tomar partido. De escolher. O sistema democrático precisa dos partidos. E de bons líderes!