PROMOVIDO PELA CÂMARA
Encontro de Janeireiros reúne 119 participantes
O V Encontro de Janeireiros, que se realizou dia 20 deste mês, em Proença-a-Nova, contou com a participação de 119 pessoas, divididas por oito grupos do Concelho e um grupo convidado, cumprindo a tradição de cantar as Janeiras.
O encontro, promovido pela Câmara, tem como obje- tivo manter vivo o ritual de cantar de porta em porta, para desejar prosperidade para o novo ano e anunciar o nascimento de Jesus.
No Concelho de Proença-a-Nova ainda resistem alguns grupos com cantigas seculares, com pequenas nuances entre si, mas que constituem património imaterial e que o Câmara está empenhada em classificá-lo em Património Imaterial da Unesco, pelo que a candidatura está a ser elaborada.
Os vários grupos têm características muito próprias. Enquanto em algumas aldeias os grupos são mistos, noutras é um ritual masculino, explicado pelo facto de noutros tempos percorrerem vários quilómetros a pé entre as diferentes localidades carregados com as esmolas que iam recolhendo. Outro aspeto que se destaca é o facto de alguns grupos se dividirem em dois, designado por pernas, cantando alternadamente entre si.
No decorrer do Encontro de Janeireiros forma percorridas as ruas de Proença-a-Nova, com o percurso a ter início no Largo Pedro da Fonseca e final no Parque Urbano Comendador João Martins.
A iniciativa contou com a participação de grupos do Pergulho, Corgas, Vale de Água, Serimógão, São Pedro do Esteval, Vergão, Caniçal Cimeiro, Caniçal Fundeiro e Vale da Carreira, Cunqueiros, Alvito da Beira, aos quais se juntou o grupo convidado da Tuna da Associação dos Amigos do Pinhal General, proveniente do Seixal.
O Encontro terminou com um jantar convívio.